Cabelos crespos: Confira alguns cuidados essenciais

Os cabelos crespos são lindos e cheios de personalidade e exigem cuidados especiais para manter a saúde e a beleza dos fios. Nesta matéria, vamos dar algumas dicas de como cuidar dos cabelos crespos no dia a dia, quais os produtos mais indicados, como hidratar, pentear e finalizar os cachos. Confira!

Quais são os tipos de cabelos crespos?

Os cabelos crespos são aqueles que têm os fios mais finos, frágeis e secos do que os outros tipos de cabelo. Eles se caracterizam por terem cachos bem fechados, que às vezes nem se formam completamente, e por apresentarem um volume natural. Os cabelos crespos podem ser classificados em três subtipos: 4A, 4B e 4C.

O subtipo 4A tem cachos bem definidos, em forma de espiral, que se assemelham a molas. O subtipo 4B tem cachos menos definidos, em forma de zigue-zague, que se assemelham a algodão. O subtipo 4C tem cachos quase imperceptíveis, em forma de anel, que se assemelham a fios de lã.

Como cuidar dos cabelos crespos?

Os cabelos crespos precisam de cuidados específicos para evitar o ressecamento, a quebra, o frizz e a perda de definição dos cachos. Veja algumas dicas de como cuidar dos cabelos crespos:

  • Lave os cabelos com água morna ou fria, pois a água quente resseca ainda mais os fios.
  • Use um shampoo sem sulfato, que limpa sem agredir os cabelos. Aplique o shampoo apenas na raiz, massageando suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Deixe a espuma escorrer pelo comprimento e pelas pontas.
  • Use um condicionador específico para cabelos crespos, que hidrata e sela as cutículas dos fios. Aplique o condicionador no comprimento e nas pontas, evitando a raiz. Deixe agir por alguns minutos e enxágue bem.
  • Faça uma hidratação semanal com uma máscara capilar adequada para o seu tipo de cabelo. A hidratação repõe a água e os nutrientes perdidos pelos fios, deixando-os mais macios, brilhantes e definidos. Aplique a máscara nos cabelos úmidos, mecha por mecha, enluvando os fios. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue bem.
  • Use um creme de pentear ou um leave-in para desembaraçar e modelar os cachos. Escolha um produto que tenha proteção térmica e solar, para proteger os fios do calor do secador e dos raios UV. Aplique o creme nos cabelos úmidos ou secos, distribuindo-o por todo o comprimento e pelas pontas. Penteie os cabelos com um pente de dentes largos ou com os dedos, desfazendo os nós com cuidado.
  • Finalize os cachos com uma técnica de texturização, como fitagem, dedoliss ou twist. Essas técnicas ajudam a definir os cachos e a reduzir o frizz. Para fazer a fitagem, divida o cabelo em mechas finas e passe o creme de pentear em cada mecha, esticando-a entre os dedos como se fosse uma fita. Solte a mecha delicadamente e amasse-a com as mãos em direção à raiz. Repita o processo em todo o cabelo. Para fazer o dedoliss, enrole cada mecha no dedo como se fosse um bob e solte-a em seguida. Para fazer o twist, torça duas mechas juntas como se fosse uma trança e solte-as depois.
  • Seque os cabelos com um difusor ou deixe-os secar naturalmente. O difusor é um acessório que se encaixa no bocal do secador e que distribui o ar de forma uniforme pelos fios, sem desmanchar os cachos. Para usar o difusor, coloque uma mecha de cabelo dentro do acessório e aproxime-o da raiz. Segure por alguns segundos e solte. Repita o processo em todo o cabelo. Se preferir deixar os cabelos secarem naturalmente, evite mexer nos fios enquanto eles estiverem úmidos, para não causar frizz.
  • Evite usar chapinha, babyliss ou escova nos cabelos crespos, pois esses aparelhos podem danificar os fios e alterar a forma dos cachos. Se for usar algum desses aparelhos, aplique antes um protetor térmico nos cabelos e use uma temperatura baixa ou média.
  • Corte os cabelos regularmente para eliminar as pontas duplas e ressecadas, que prejudicam a saúde e a aparência dos fios. O ideal é cortar os cabelos a cada três meses, seguindo o formato natural dos cachos.
  • Invista em produtos específicos para cabelos crespos, que tenham ingredientes nutritivos, hidratantes e umectantes, como óleos vegetais, manteigas, aloe vera, glicerina, ceramidas, etc. Esses ingredientes ajudam a manter a umidade, a elasticidade e a maciez dos fios.