Ano novo, treino novo: Como preparar o corpo para iniciar um novo exercício

Rafael Corsino, coordenador técnico da Race Bootcamp, compartilha dicas para extrair o melhor desempenho em uma nova atividade

Race Bootcamp – Crédito: Lucas Kuguio

Com a chegada de um novo ano, é muito comum que as pessoas busquem realizar novas metas e objetivos para concluir no decorrer dos meses. Começar um novo esporte, treinar mais vezes e, até mesmo, iniciar no mundo fitness, é uma das metas mais presentes na vida das pessoas, visto a dificuldade que existe em se habituar a uma rotina de disciplina com a atividade física. Pensando nisso, Rafael Corsino, personal trainer, coach e coordenador técnico da Race Bootcamp, marca conhecida por unir treinos de alta intensidade com tiros na esteira, explica a importância de preparar o corpo para treinos mais puxados.

“Os resultados não surgem da noite para o dia, é preciso ter paciência. Muito mais importante do que fazer muitos treinos é investir na qualidade deles. Treinar regularmente, todos os dias, é mais eficaz do que fazer vários treinos ao longo do dia”, comenta. Com o intuito de ajudar e incentivar as pessoas que desejam ingressar no universo do treino funcional e cumprir com as metas impostas para o novo ano, Corsino compartilha três dicas para aproveitar da melhor forma possível. Confira, a seguir:

1. Estabelecer uma rotina
“O segredo está na organização. Planejar os treinos e as refeições da semana ajuda a evitar contratempos. Tente estabelecer uma rotina de treinos de qualidade por, pelo menos, três vezes por semana. Isso vai contribuir para alcançar resultados mais eficazes”, ressalta o profissional, reforçando a importância da organização e constância de treinos.

2. Respeitar os limites do corpo
É fundamental respeitar os limites do corpo e estar atento aos sinais que ele envia durante o treino para garantir uma prática segura. Os exercícios podem ser adaptados para todos, sendo crucial seguir a intensidade que é confortável para o corpo de cada um. Rafael ainda comenta sobre a importância de seguir de forma gradual na hora da mudança. “A progressão gradual no aumento da intensidade e carga dos treinos é fundamental para evitar lesões e permitir que o corpo se adapte aos novos desafios. Escutar o corpo, descansar quando necessário e respeitar os dias de recuperação também são essenciais para garantir um treino eficaz e seguro”, pontua.

3. Acompanhamento médico
Para quem acha que começar uma nova atividade não requer cuidados, está muito enganado. O profissional enfatiza sobre a importância de estar com os exames em dia, a fim de aproveitar e conseguir progredir com seus objetivos. “É muito importante para iniciantes buscar orientação médica para realizar exames periódicos antes de iniciar um novo programa de treino. Isso possibilita identificar possíveis condições médicas pré-existentes e garantir que a prática de exercícios seja segura e adequada às necessidades individuais”, alerta o coach.

Por fim, Rafael deixa um alerta sobre a importância de entender e respeitar o seu próprio corpo. “É fundamental respeitar a capacidade pessoal e evitar sobrecarregar os músculos, articulações e tendões. Equilibrar a intensidade do treino com o descanso adequado é crucial para a prevenção de lesões e para a continuidade do progresso nos treinos”, finaliza.

Sobre a Race Bootcamp
A Race Bootcamp é uma marca conhecida por unir treinos de alta intensidade com tiros na esteira. Nela, o aluno escolhe a sua posição nas esteiras ou nos steps na hora da reserva. A música, a iluminação e a ventilação das salas foram projetadas para levar os alunos ao seu limite. O treino da Race Bootcamp é completo, combina tiros na esteira e exercícios funcionais, com duração máxima de 45 minutos. A tecnologia da sala foi desenvolvida para extrair o melhor que o corpo pode dar em um treino e garantir muita endorfina ao longo do dia.

Serviço Race Bootcamp
Instagram: @racebootcamp