Está recebendo muitas visitas de perfis fakes nos stories do Instagram? Saiba que você pode estar sendo vigiado

TikToker americana explica sobre o surgimento de perfis spam com conteúdo sexual nas visualizações dos stories no Instagram

Cada vez mais, perfis fakes, em sua maioria com fotos de mulheres com apelação sexual têm incomodado os usuários do Instagram. Os denominados “porn bots” aparecem em massa nas visualizações dos stories da plataforma, assim também como em comentários e em mensagens privadas. Embora uma boa parte destes perfis sejam robôs com táticas de pishing, que incentivam os usuários a clicar no link recomendado pelo perfil com o objetivo de roubar dados, recentemente, uma TikToker americana explicou que é provável que aqueles perfis que aparecem exclusivamente nos stories seja um stalker, ou seja, alguém que não queira aparecer nas visualizações dos seus stories ou foi bloqueado e te acompanha através de sites de terceiros.

Mas como isto funciona?

Embora estes sites para visualização de stories existam há anos, sua popularidade tem aumentado a cada dia. Ao entrar em uma destas plataformas, é possível escolher qual storie a pessoa deseja ver anonimamente e inclusive, fazer o download da publicação. Entretanto, a hipótese é que para visualizar o storie sem fazer um login na conta, a plataforma necessita utilizar um perfil fantasma, que seriam estes bots. “Se você é uma conta pública e já viu contas como ‘sexo grátis’, ‘sugar daddy’ ou ‘watch my pussy’, você está sendo observado. Alguém que você conhece está observando você ”, compartilhou a TikToker.

Como se livrar destes bots?

Embora o Instagram tenha trabalhado contra perfis fakes e spam constantemente, é nítida a perda de controle da plataforma, principalmente se estas contas envolvam sites de terceiros. Portanto, a única forma é tornar o perfil privado ou fazer o compartilhamento nos stories com a opção “amigos próximos”.

Siga a Revista Inteirada no Instagram: @revistainteirada

Instagram apresenta instabilidade em diversas contas há meses