Art Weekend promove maratona cultural em São Paulo

Foto: Laura Lima (Galeria Luisa Strina) | Hugo França (Galeria Bolsa de Arte) | Lígia Borba (Galeria Ybakatu)

O circuito acontece de 8 a 10 de novembro com programações dentro e fora das galerias de arte da cidade: exposições, performances, talks e visitas guiadas com artistas e curadores

O Art Weekend São Paulo celebra sua 4ª edição entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, com uma maratona efervescente em mais de 40 galerias. A programação acontece pelas regiões do Centro, Pinheiros, Vila Madalena, Itaim e Jardins, e traz exposições, performances, lançamentos de livros, talks e visitas guiadas por artistas, curadores e especialistas em artes visuais, além do já habitual Galerias recebem Galerias, no qual casas paulistanas recebem parceiras de outros estados.

Realizado pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea — ABACT, o Art Weekend abre na noite de 8 de novembrocom um ciclo de debates e palestras no Cubo JK, do JK Iguatemi, que agora patrocina o evento.

“O Art Weekend é uma celebração em torno da arte. Queremos formar novos públicos e aproximá-los de artistas, curadores e galerias”, afirma Luciana Brito, presidente da ABACT. “Nesta edição, comemoramos também a parceria internacional com o Gallery Weekend, que reúne organizações independentes, feiras de arte e associações de arte contemporânea de todo o mundo”, completa.

1. ACONTECE NAS GALERIAS

O argentino David Lamelas, um dos precursores da arte conceitual, ganha sua primeira individual no Brasil. A mostra Nomadic Architecture estreia na sexta-feira (8/11), na Galeria Jaqueline Martins. No mesmo período, a Galeria inaugura uma sala para exibição de obras em vídeo da coleção da Associação Cultural Videobrasil.

Artista multidisciplinar, o norte-americano Bruce Connor (1933 — 2008) ganhou notoriedade após sua morte, com retrospectivas exibidas no Museu de Arte Reina Sofia e no Museu de Arte Moderna de São Francisco. Sua obra é agora homenageada pela Bergamin & Gomide na exposição BREAKAWAY, que tem visita guiada no sábado (09/11), às 17h, com Michele Silva, representante do espólio de Conner.

Estreantes desta 4ª edição, a Arte/Formatto Galeria promove no sábado (09/11), às 11h, uma conversa com a artista Edith Derdyk e a Galeria de Babel apresenta a mostra Polifonia Visual, que reúne a produção inédita de Washington Silvera.

A Galeria Luisa Strina apresenta simultaneamente individuais de Laura Lima e Matías Duville. Em qual, Lima evoca o imaginário fotográfico por meio de obras suspensas e multissensoriais, enquanto Duville traz desenhos em grandes dimensões feitos em carvão vermelho na mostra ProjectionSoul.

Clique aqui para acessar a programação completa de eventos e exposições.

A diversidade brasileira em uma só cidade

A fim de promover um intercâmbio entre galerias de outros estados e disseminar as produções artísticas de diferentes regiões, o Art Weekend São Paulo realiza o Galerias Recebem Galerias. Nesta edição, Galeria Raquel Arnaud recebe a Portas Vilaseca Galeria (Rio de Janeiro) com uma individual de Deborah Engel; a Galeria Rabieh traz as galerias Ybakatu (Curitiba) com mostra de Lígia Borba, Referência (Brasília), com a coletiva Conexão Cerrado, Simone Cadinelli Arte Contemporânea (Rio de Janeiro), com exposição de Claudio Tobinaga, Gabriela Noujaim e Roberta Carvalho, além do Escritório de Arte Rosa Barbosa com a mostra individual de Muito Prazer Jaque Jolene!, da artista Marcia Beatriz Granero; a Galeria Lume abre suas portas para a Galeria da Gávea (Rio de Janeiro), com exposição de Shinji Nagabe e Luciana Brito Galeria, em parceria com Galeria Karla Osorio (Brasília), exibe mostra do artista Galeno.

2. ALÉM DAS GALERIAS

Talks

Novidade desta edição, os circuitos de conversas acontecem também no Cubo JK, dentro do Shoppingg JK Iguatemi, com curadoria da crítica e jornalista de arte Paula Alzugaray. Marcado para sexta-feira (8/11), o debate que abre a programação toma emprestado o título de uma das obras mais emblemáticas do coletivo de ativistas feministas Guerrilla Girls — As vantagens de ser uma artista mulher — e propõe uma discussão sobre a equidade de gênero no cenário das artes visuais entre a artista Sonia Gomes, a diretora estatutária do MASP Juliana Sá, a sócia fundadora da Galeria Vermelho Eliana Filkenstein, com mediação de Alzugaray.

Os esforços para preservar a memória e história do Brasil e recuperar instituições que passaram por acidentes conduzem o debate A arte do cuidado, que acontece no sábado (9/11), com os colecionadores Beatriz Yunes (Coleção Ivani e Jorge Yunes) e Pedro Barbosa (Latin America and Caribbean Fund do MoMA e Pinacoteca do Estado de São Paulo), a diretora da Expomus e doutora em museologia Maria Ignez Mantovani, o curador do Museu Bispo do Rosário e diretor artístico da Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), Ricardo Resende, e mediação da jornalista e curadora Luana Fortes.

A multidisciplinaridade artística, com trabalhos híbridos que mesclam suportes diversos — pintura, escultura, fotografia, cinema, música, entre outros — dá o tom do terceiro debate do Art Weekend. Intitulada Deslimites entre arte, literatura, música, e tecnologiacinema, a conversa acontece no domingo (10/11), às 11h, com a curadora Mirtes Marins de Oliveira, a artista Mariana Manhães, o diretor artístico do Instituto Moreira Salles (IMS) João Fernandes com mediação da curadora e crítica de arte contemporânea Daniela Bousso.

Visitas-caminhadas
Em parceria com o coletivo Cartografias Afetivas Urbanas — CAU, o Art Weekend São Paulo oferece ao longo do final de semana seis roteiros de visitas-caminhadas. Os circuitos podem ser realizados em grupos conduzidos por educadores do evento, com transporte gratuito, ou individualmente, por meio de audioguias disponíveis para download no site.

Organizados por região, os três roteiros conduzidos têm duração média de 1h30, com tradução simultânea em libras, e comporta, em cada um, até 30 pessoas. Confira a seguir a programação:

Jardins Leste: Galeria Kogan Amaro, Galeria Luisa Strina, Sé Galeria, Galeria Berenice Arvani, Bergamin & Gomide, Galeria Superfície, Casa Triângulo, Zipper Galeria.
Ponto de saída: Galeria Kogan Amaro, Alameda Franca, 1054
09/11 (sábado) – às 11h (acessível em libras) e às 15h | 10/11 (domingo) – às 15h

Pinheiros: Bolsa de Arte, Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Milan, Galeria Aura, Galeria Raquel Arnaud, Galeria Eduardo Fernandes.
Ponto de saída: Bolsa de Arte, Rua Mourato Coelho, 790
09/11 (sábado) — às 11h e às 15h | 10/11 (domingo) – às 15h (acessível em libras)

Jardins Oeste: Galeria Rabieh, Galeria de Babel, SIM Galeria, Galeria Marcelo Guarnieri, Paulo Kuczynski Escritório de Arte, Mendes Wood DM, Galeria Frente.
Ponto de saída: Galeria Rabieh, Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 147
09/11 (sábado) — às 11h e às 15h (acessível em libras) | 10/11 (domingo) – às 15h

CLIQUE AQUI para se inscrever.

Os outros três roteiros são temáticos e estão disponíveis em audioguias no site do Art Weekend: Decifra-me ou te devoro (Galeria Estação, Janaina Torres Galeria, Galeria de Arte André, Almeida e Dale Galeria de Arte, Gabriel Wickbold Gallery, Galeria Caribé, Galeria Verbo), Arquiteturas do Centro: exibidos e escondidos (Central Galeria, Galeria Jaqueline Martins, Galeria Vermelho) e Jardim Europa: a floresta no jardim (Galeria Arte Formatto, Galeria Nara Roesler, Galeria Lume, Galeria Marilia Razuk, Luciana Brito Galeria, Galeria Karla Osorio, Arte 57 – Renato Magalhães Gouvêa Jr.).

CLIQUE AQUI para baixar.

Serviço geral:
Art Weekend São Paulo 2019
De 8 a 10 de novembro
Nas redes sociais e na internet: #artweekendsp, #jkiguatemi, @artweekendsp
www.artweekend.com.brhttp://pt-br.facebook.com/artweekendsp/
http://www.instagram.com/artweekendsp/

Talks
Local: Cubo JK, Shopping JK Iguatemi
Sexta-feira, 8/11, às 17h – As vantagens de ser uma artista mulher
Sábado, 9/11, às 11h – A arte do cuidado
Domingo, 10/11, às 11h – Deslimites entre arte, literatura, música, cinema e tecnologia
Gratuito

Visitas caminhadas
Coordenação: Cartografias Afetivas Urbanas – CAU
Gratuito
Inscrições: CLIQUE AQUI