Nova estátua de Kobe Bryant será inaugurada no ginásio do Lakers

Nova estátua de Kobe Bryant será inaugurada no ginásio do Lakers

Kobe Bryant, ídolo eterno do Los Angeles Lakers, ganhará uma nova estátua em frente ao ginásio da equipe. A segunda homenagem ao falecido craque, que já recebeu uma obra em tributo aos seus 81 pontos, incluirá também sua filha, Gianna Bryant, que morreu tragicamente no mesmo acidente de helicóptero em janeiro de 2020.

Conforme relatado pela ESPN, a cerimônia de inauguração acontecerá nesta sexta-feira (2), em uma tenda fora da arena. Após a cerimônia, os fãs dos Lakers poderão acessar o local para visualizar a homenagem.

A escolha da data para esta homenagem não é aleatória. O número 2, usado por Gianna em suas camisas, combinado com os números 8 e 24, que Kobe usou ao longo de sua carreira, formam a data 02/08/24, um tributo significativo às suas memórias.

Em 2017, as camisas 8 e 24 de Bryant foram aposentadas pela franquia, tornando-o o primeiro jogador na história da NBA a ter duas camisas retiradas pela mesma equipe. Kobe agora se junta a outros ídolos dos Lakers que possuem estátuas em frente à arena, incluindo Kareem Abdul-Jabbar, Jerry West, Magic Johnson, Elgin Baylor, Chick Hearn e Shaquille O’Neal.

“Kobe Bryant foi um dos atletas mais extraordinários de todos os tempos e uma das figuras mais icônicas de Los Angeles. Não há lugar melhor para homenageá-lo com uma estátua do que aqui, no coração da nossa cidade, para que todos possam celebrar e se inspirar em suas conquistas incríveis”, afirmou Jeanie Buss, proprietária dos Lakers, no anúncio das homenagens.

Kobe Bryant faleceu aos 41 anos no dia 26 de janeiro de 2020, em um acidente de helicóptero em Calabasas, Califórnia. Gianna Maria, sua filha de 13 anos, também estava a bordo e morreu no acidente, assim como os outros sete ocupantes da aeronave.

Lenda do Esporte

Kobe, que se aposentou em 2016 após 20 temporadas com os Lakers, é um dos maiores nomes da NBA. Ele conquistou cinco títulos da NBA, foi MVP das finais duas vezes, MVP da temporada 2007/08 e participou de 18 All-Star Games. Com 33.643 pontos, ele é o maior cestinha da história dos Lakers e o quarto maior da NBA. Kobe também foi introduzido no Hall da Fama do Basquete.

Além de suas conquistas na NBA, Kobe ganhou duas medalhas de ouro olímpicas com a seleção dos EUA (2008 e 2012). Ele protagonizou duas das performances mais memoráveis da era moderna da NBA, com 81 pontos contra o Toronto Raptors em 2006, a segunda maior pontuação individual em um jogo na história da liga, e 60 pontos em sua partida de despedida contra o Utah Jazz.

Em 2018, Kobe ampliou seu legado ao ganhar o Oscar de melhor curta-metragem de animação por “Dear Basketball”, uma animação baseada em sua carta de despedida das quadras. Este filme é uma prova do amor profundo de Kobe pelo basquete e sua capacidade de inspirar além do esporte.

NBA