Conforme relatado por Adrian Wojnarowski, da ESPN, Russell Westbrook ativou sua cláusula de extensão de contrato e permanecerá no Los Angeles Clippers para a temporada 2024/25. Esta decisão garantirá ao veterano armador um salário de pouco mais de US$4 milhões na próxima campanha. Com o mercado da NBA para contratações e trocas abrindo na noite de domingo (30), Westbrook não estará disponível como agente livre.
Este é o último ano do contrato firmado no ano passado, quando Westbrook aceitou uma oferta de US$7,8 milhões por dois anos com a franquia.
Westbrook chegou aos Clippers logo após a trade deadline da temporada 2022/23, sendo trocado pelo Los Angeles Lakers para o Utah Jazz em um acordo que envolveu D’Angelo Russell, Jarred Vanderbilt e Malik Beasley indo para o Lakers. Após ser dispensado pelo Jazz, Westbrook assinou com os Clippers durante o mercado de buyouts, que acontece após o fim da janela de trocas.
Sua passagem pelos Lakers havia sido complicada, mas Westbrook aproveitou a ausência de Paul George para se destacar nos playoffs. Embora os Clippers tenham sido eliminados em cinco jogos na primeira rodada pelos Phoenix Suns, Westbrook teve momentos brilhantes, especialmente após a lesão de Kawhi Leonard, que o tornou o principal jogador da equipe naquele período.
Recentemente, rumores sugeriam que Westbrook poderia optar por seguir um caminho diferente. O jornalista Tomer Azarly, do portal Clutch Points, indicou na última sexta-feira (28) que havia uma forte possibilidade de o armador recusar a opção de extensão. Segundo Azarly, Westbrook buscava um papel maior e mais tempo de jogo em outra equipe, enquanto os Clippers estavam considerando outros veteranos, como Kyle Lowry e Chris Paul.
“A ideia geral ao redor da liga é que Westbrook não vai voltar a jogar pelo Clippers. A tendência é que ele recuse sua opção amanhã e fique livre para testar o mercado. Ele quer um papel maior em outro time, com mais minutos em quadra. Do mesmo modo, a equipe tem interesse em outros nomes veteranos em mente, como Kyle Lowry e Chris Paul”, afirmou Azarly.
No entanto, Westbrook decidiu permanecer com os Clippers, exercendo sua opção de contrato e continuando a fazer parte da equipe para a próxima temporada.