Rio Bossa Nossa: Celebrando Tom Jobim e a Bossa Nova com música, esportes, sustentabilidade, acessibilidade e ação social na praia de Ipanema

Read Time:3 Minute, 51 Second

No berço da Bossa Nova, o festival traz shows de Daniel Jobim e Seu Jorge com participação especial de Daniel e Maria Luiza Jobim, Roberto Menescal e Cris Delanno com participação especial de Theo Bial, Orquestra Petrobras Sinfônica e outros, além de atividades esportivas como yoga, ginástica, vôlei, futevôlei, futmesa e aulas com profissionais da Bodytech

Para comemorar o Dia Nacional da Bossa Nova em homenagem a Tom Jobim, o Rio Bossa Nossa está de volta e promete agitar as areias de Ipanema nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, marcando o verão carioca com muita música, esporte, sustentabilidade, acessibilidade e ação social. Com os patrocínios de Light, Fairmont, Cerveja Sol, Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de incentivo à cultura e com coparticipação do Sesc, o evento reúne grandes nomes da música e diversas atividades ao ar livre, tudo isso no cenário icônico da Cidade Maravilhosa.

O encontro vem para celebrar o Dia Nacional da Bossa Nova, em 25 de janeiro, em homenagem a Tom Jobim, data que celebra o aniversário de nascimento do artista, um dos precursores do gênero musical. A essência da Bossa Nova, o festival traz toda a leveza e poesia que marcaram o movimento musical nascido há mais de 70 anos. Inspirado no sol, no céu e no mar da Garota de Ipanema, o Rio Bossa Nossa faz um tributo ao estilo que revolucionou a música brasileira, trazendo o desenho melódico que embala corpos com a famosa batida de violão, misturando simplicidade e sofisticação.

Clássicos como “Chega de Saudade” e “Garota de Ipanema” ainda ecoam nas praias cariocas, acompanhados pelo ritmo que parece dançar com a brisa e o balanço das ondas. É com essa mesma malemolência e leveza que o evento convida o público a uma imersão nostálgica e poética na alma da Bossa Nova.

O evento vai ser apresentado pela Garota de Ipanema Helô Pinheiro e tem a curadoria artística do incrível Pretinho da Serrinha, que também realizará uma ação social com Oficinas de Percussão para crianças de várias comunidades.

Além dos shows noturnos, com destaque para a apresentação de Roberto Menescal, DJ Marcelinho da Lua, Em Tom Maior, Hamilton de Holanda, e Orquestra Petrobras Sinfônica e Mario Adnet com o concerto “Tom e Villa Sinfônico”, o festival também oferece uma programação diurna repleta de atividades como vôlei, beach tennis, yoga, futevôlei, ginástica e outros, ideais para quem quer aproveitar o verão de maneira saudável e divertida. Com um formato inclusivo e democrático, o Rio Bossa Nossa é pensado para todas as idades, criando um espaço de lazer para corpo, mente e alma.

O evento contará com aulas gratuitas da Bodytech, durante o fim de semana, com funcional e alongamento, na sexta (24) ministradas pelas professoras Cinthia Podda e Ana Keller; Wolf Fit e dança no sábado (25) com Felipe Barboza e Rômulo de Oliveira) e para fechar o domingo (26), yoga com Jaqueline Mito.

“A Bodytech busca levar saúde e bem-estar para além das academias. Essa parceria com o Rio Bossa Nossa na orla de Ipanema é uma oportunidade de oferecer nossa expertise em atividade física em um ambiente icônico, promovendo qualidade de vida e conexão com a comunidade”, ressalta Eduardo Netto, diretor técnico da rede.

O compromisso com a sustentabilidade é outro ponto alto do evento, que adota práticas como a gestão eficiente de resíduos, compensação de carbono, distribuição de água potável gratuita e o uso de copos reutilizáveis. A acessibilidade também é uma prioridade: a estrutura do festival contará com rampas de acesso, plataformas elevatórias para garantir que todos possam assistir aos shows e banheiros adaptados. Além disso, haverá tradução em libras durante as apresentações, reforçando que o festival será uma experiência verdadeiramente inclusiva.

Com uma vibe leve e envolvente, o Rio Bossa Nossa celebra o melhor da cultura carioca, misturando o passado icônico da Bossa Nova com o frescor do verão e a energia vibrante do Rio de Janeiro. “Estamos trazendo o espírito da Bossa Nova de volta à praia onde tudo começou, resgatando a essência do Rio e proporcionando um festival que une música, esporte e bem-estar“, afirma Emerson Martins da Carioca Entretenimento, idealizador e responsável pelo evento.

Para ver o calendário completo, acesse as redes oficiais do evento


Serviço:
Rio Bossa Nossa
Data: 24, 25 e 26 de janeiro de 2025
Local: Praia de Ipanema, Rio de Janeiro
Patrocínios: Light, Fairmont, Cerveja Sol, Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de incentivo à cultura
Co Participação: SESC

Instagram: @riobossanossa

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Nos 80 anos de Geraldo Azevedo, Ecad aponta “Dona da minha cabeça” como a mais tocada no Brasil
Next post Destaque da música contemporânea brasileira, Kiko Dinucci é anunciado no line-up do festival Cecília Viva, que acontece em São Paulo