Ilumina celebra 10 anos com festival de música de câmara e atrações ao longo do ano

Read Time:12 Minute, 21 Second

De 5 a 12/1, o Ilumina apresenta FUTUR­_, tema da 10º edição do seu festival, com apresentações e espetáculos multimídia na Sala São Paulo e na Casa das Caldeiras, e atividades em cidades no interior do estado de São Paulo

A 10ª edição do Ilumina Festival, um dos mais prestigiados no cenário cultural internacional, terá uma programação inteiramente gratuita, com a participação de 13 solistas renomados e 28 jovens artistas de 13 países, da América Latina, Europa e Estados Unidos. De 2 a 10 de janeiro, eles se reúnem na Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF), em Mococa, para uma intensa imersão artística e troca de conhecimento. O resultado desse encontro pode ser conferido em uma série de concertos e performances, em palcos e espaços abertos, no interior do Estado e na capital, de 5 a 12 de janeiro.

Para a diretora artística, violista e fundadora do Ilumina, Jennifer Stumm, “A 10ª edição do Ilumina Festival olha para o futuro. Reunindo músicos, artistas e pensadores do mundo da inovação, o festival apresenta a música como um espelho para as grandes questões e os grandes desafios da vida. Inteligência artificial, mudanças climáticas e a epidemia de solidão: esses são temas nos quais a música pode lançar luz. Em uma era de automação, a arte ainda é relevante?”

Entre as apresentações em São Paulo, haverá eventos multimídia e multidisciplinar na Casa das Caldeiras (10) e concertos na Sala São Paulo (11 e 12/1); e no interior, concerto no Teatro Municipal de Mococa (9/1). Programação e informações mais detalhadas seguem mais abaixo.

Entre os solistas, destacam-se nomes de forte presença no cenário internacional, como Adrian Brendel (violoncelo, Reino Unido), Clarice Assad (compositora, Brasil), Cristian Budu (piano, Brasil), Edmundo Carneiro (percussão, Brasil), Florian Donderer (violino, Alemanha), Gareth Lubbe (viola e voz, África do Sul), Jennifer Stumm (viola, EUA), Matthew Hunt (clarineta, Reino Unido), Rachell Ellen Wong (violino, EUA), Seth Parker Woods (violoncelo, EUA), e Tai Murray (violino, EUA). Sobre os solistas e Fotos dos músicos

No coletivo de 28 jovens artistas selecionados (18 a 26 anos), estão 16 brasileiros e 12 músicos de outros países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai e Venezuela). Ilumina investe em cada um deles, cobrindo 100% dos custos da participação.

Além das apresentações, o Ilumina promoverá gratuitamente em São Paulo, no dia 11/1, o programa Ilumina U, aberto a artistas jovens e adultos. A atividade interdisciplinar também terá oficinas sobre temas como tecnologia, finanças, liderança e saúde mental, ampliando a formação de jovens músicos para outras áreas importantes da vida e carreira.

O poder da conectividade humana define o Ilumina

Sobre FUTUR_, tema da 10ª edição do Ilumina Festival, Jennifer Stumm afirma: “O coletivo Ilumina se une para mostrar o poder transformador fundamental da conectividade humana. Ilumina é um verbo, e o objetivo do projeto sempre foi iluminar uns aos outros, nas ideias e no palco, para que todos nós, artistas e público, vejamos de novas maneiras”.

Assim, o Ilumina Festival é uma porta ao futuro para os jovens talentosos da América Latina. Os resultados são claros: ao longo de 10 anos, o Ilumina ajudou 186 jovens músicos a lidar com as dificuldades para ingressar em 32 conservatórios na Europa e nos EUA, e ganhar bolsas de estudo, um investimento total de mais de R$3 milhões. Chegando ao patamar profissional, esses músicos agora tocam na Europa e no Brasil. Muitos criaram seus próprios programas sociais em suas comunidades de origem, impactando uma outra geração de jovens.

Nos últimos anos, o coletivo do Ilumina começou a ter mais visibilidade nos palcos europeus e em festivais internacionais. Apresentando-se como um ensemble flexível da música da câmara, o Ilumina fez sua estreia europeia no Festival de Lucerna em 2022. Em 2024, fez estreias na grande sala de Het Concertgebouw, no Festival Internacional de Edimburgo, e no prestigioso Kronberg Academy, em Frankfurt, que deu a Jennifer Stumm o prêmio 2024 Pablo Casals Prize For a Better World, pela radical visão social do Ilumina.

2025: Novas frentes em nova década
O décimo aniversário do Ilumina em 2025 será comemorado com uma ampla expansão de atividades do projeto em São Paulo, ao longo do ano. A Série Ilumina apresentará quatro concertos na Sala São Paulo nos dias 2 de abril, 16 de junho, 16 de setembro e 12 de novembro. Cada concerto será o resultado de uma residência de um artista internacional, colaborando com jovens talentos que já participaram dos festivais do Ilumina.

A repercussão das turnês de 2022 e 2024 resultou em convites para o Ilumina se apresentar em salas e festivais europeus renomados, em 2025, a serem anunciados em breve.

Apresentações gratuitas da 10ª edição do Ilumina Festival – FUTUR_

5 de janeiro, às 17h – Caconde-SP
HORIZONTES
Sobre este concerto, Jennifer Stumm afirma, “No topo de uma montanha com vista para o horizonte da espetacular Serra da Mantiqueira, esse concerto une as comunidades de cafeicultores ao redor de Caconde em uma mistura de música popular e clássica brasileira e, por meio de palestras e degustação de cafés especiais, explora o poderoso trabalho de nossos parceiros do café FAF para construir um mundo mais sustentável e comunidades mais saudáveis. Esse concerto faz parte da iniciativa ECO, um compromisso do Ilumina de conversar com as comunidades agrícolas e democratizar o acesso à música de excelência”.

8 de janeiro, às 19h – Mococa

Teatro Municipal de Mococa – Praça Marechal Deodoro, 22

Ingressos gratuitos por meio da prefeitura de Mococa

EU: VOCÊ: NÓS
“Para a comunidade de Mococa, apresentaremos uma noite de música brasileira com o famoso pianista Cristian Budu. Em colaboração com o grande trio do lendário percussionista Edmundo Carneiro, o baixista de longa data do Ilumina, Pedro Gadelha, e o violoncelista em ascensão Bruno Lima, será uma jornada das raízes do choro até Baden Powell”, afirma Jennifer.

10 de janeiro, das 19h30 às 22h30

Casa das Caldeiras – Av. Francisco Matarazzo, 2000 (São Paulo-SP)

Ingressos gratuitos por meio de Sympla a partir de 5 de janeiro
FUTUROLOGIA
Comemoração dos 10 anos do Ilumina

“Para onde estamos indo? A arte colide com o mundo da inovação em uma noite de apresentação musical, projeção digital e conversas sobre o futuro com líderes de tecnologia exponencial, IA, sustentabilidade, transformação social e o mundo criativo. O futuro é um trem que se move rapidamente. Na noite de abertura do Ilumina Festival, em São Paulo, vamos reunir agentes de mudança e promover discussões sobre ideias visionárias para uma poderosa transformação social e colaboração criativa entre setores. Experimente uma apresentação solo individual de um músico de classe mundial em um túnel, veja uma demonstração de robótica e IA na música, ouça um painel de discussão sobre como a agricultura sustentável mudará o futuro e experimente o melhor café especial do mundo. Com os artistas visuais residentes do festival Coletivo Coletores mapeando e projetando digitalmente no espaço épico da Casa das Caldeiras, esta será uma noite diferente de todas as outras. Venha, inspire-se, tome um drinque e junte-se a nós na cervejaria para dançar e brindar os 10 anos do Ilumina!” (Jennifer Stumm)

Repertório*
Steve Reich                  Different Trains
Felix Mendelssohn       Octet
Clarice Assad               Synthetico

Caroline Shaw              Entr’acte
Missy Mazzoli              Vespers
Antonio Vivaldi            Four Seasons: Verão
George Benjamin         Viola, Viola

Julius Eastman             The Holy Presence of Joan d’Arc*

*O solista violoncelista Seth Parker Woods, líder desta apresentação, foi indicado ao Prêmio Grammy 2025 pela gravação desta obra.

11 de janeiro, às 20h

Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16
Ingressos gratuitos, por meio de Sala São Paulo, disponíveis a partir de 5 de janeiro

NOITE TRANSFIGURADA
“Epidemia de solidão. Em um momento em que o mundo está mais conectado do que nunca na história, por que nos sentimos cada vez mais distantes? Neste sábado, exploraremos o futuro da conexão humana, terminando com a incrível peça Noite Transfigurada, baseada em um poema sobre as complexidades do amor entre as pessoas e de como a compaixão pode transfigurar tudo. A “Noite Transfigurada” incluirá vídeomapping do Coletivo Coletores.

Repertório*

Thomas Ades               Darknesse Visible for piano solo
Osvaldo Golijov           The Dreams and Prayers of Isaac the Blind: K vakarat
Niel Gow                      For the Death of his Second Wife para violino solo
Nina Simone                Wild is the Wind

George Crumb             Makrokosmos: Dream Music

Schubert                      Notturno for Piano Trio in E Flat Major
Schoenberg                 Noite Transfigurada

12 de janeiro, às 16h

Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16
Ingressos gratuitos, disponíveis na bilheteria a partir de 5 de janeiro
R/EVOLUÇÕES

“No encerramento do 10º festival, analisamos a conexão do universo, como tudo o que somos contém tudo o que veio antes. Nas vozes de nossos ancestrais, suas lendas e sabedoria. Em nosso impacto sobre a Terra e na visão de um futuro em que as cidades estão submersas nos restos de gelo derretido. Por meio da música baseada na repetição, como a inovação extraordinária pode nascer da simplicidade. Um novo trabalho da compositora em residência Clarice Assad tece o poder da IA e da robótica na narrativa de instrumentos analógicos; e o concerto completa o círculo com o mesmo trabalho que encerrou o primeiro Festival Ilumina em 2015, o sexteto em sol maior de Brahms. A roda do futuro continua girando e, com ela, nós evoluímos”.

Pachelbel                     Cânone em Ré

Purcell                         Curtain Music from Timon of Athens
Vaughan Williams       The Lark Ascending
Saariaho                      Cloud Music
Clarice Leite                Lendas, e nada mais

Widmann                    Once Upon a Time: The Ice Cave

Schulhoff                     In Futurum

Debussy                      Sunken Cathedral

Clarice Assad               Estreia da nova obra
Brahms                        Sexteto em sol maior, opus 36: Allegro non troppo

Chico Buarque            Roda Viva

*Repertórios sujeitos a alterações

Patrocínios
O Ilumina é grato pelo apoio por meio das Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Pinheiro Neto Advogados, Expedia, Montana Química e Tintas Maza; FUNARTE; apoio especial do Instituto Dinamarquês, Usina Ipiranga e Prefeitura de Mococa; e dos parceiros, Fazenda Ambiental Fortaleza, Casa das Caldeiras e Cervejaria Brass Brew.

Sobre o Ilumina

O Ilumina foi fundado em 2015 pela violista americana Jennifer Stumm, na cidade de São Paulo. Começou com um pequeno projeto de desenvolvimento de talentos musicais em uma fazenda e, ao decorrer de nove anos, conectou centenas de jovens músicos da América do Sul aos principais artistas internacionais. O festival conquistou renome internacional por proporcionar acesso à música ao vivo para milhares de pessoas todos os anos, gerando iniciativas de grande impacto social, além de lançar um modelo inovador de desenvolvimento que gera oportunidades poderosas. Mais de 60% dos jovens artistas da Ilumina passaram a estudar em universidades e conservatórios de alto nível por todo o mundo e, desses, 98% foram aceitos na instituição em que mais queriam estudar. O Ilumina se apresenta com seu diverso coletivo de artistas nos principais palcos ao redor do mundo, lidera residências educacionais e continua a lutar por equidade e representação nas lideranças, tanto dentro quanto fora dos palcos.

Mais informações sobre o Ilumina

Sobre Jennifer Stumm

Viola & diretora artística e fundadora do Ilumina

Violista, diretora e palestrante, Jennifer Stumm segue um caminho criativo corajoso, com diversos projetos que combinam entusiasmo musical com inovação social transformadora. Conhecida pela “beleza opalina” (Washington Post) de seu som, Jennifer se apresenta em palcos ao redor do mundo, tanto como violista solo quanto como diretora artística do Ilumina. Ela é vencedora das competições William Primrose, Genebra e Concert Artist Guild – sendo a primeira violista a conquistar o primeiro lugar na história nessa competição.

Jennifer é fundadora e diretora do Ilumina, um coletivo de artistas e iniciativa de equidade social com sede em São Paulo, iniciado em uma fazenda de café em 2015. Desde então, rapidamente o Ilumina se tornou um modelo moderno de criatividade no século XXI e de promoção de oportunidades para talentos diversos e para o público. O Ilumina une artistas e pensadores internacionais de destaque com jovens extraordinários da América Latina, visando garantir que talentos dignos tenham uma chance igual de brilhar. Os jovens artistas do Ilumina prosseguem seus estudos nas principais universidades do mundo e desenvolvem carreiras impactantes. As produções do Ilumina já foram apresentadas desde a serraria na fazenda de café até a floresta nublada colombiana, passando pelo Festival de Lucerna e pelo Concertgebouw Amsterdam.

Nascida em Atlanta, Jennifer cresceu em uma família de cantores imersos na tradição dos Apalaches. Ela ouviu a viola pela primeira vez aos oito anos e, encantada com sua voz, começou a tocar na orquestra de sua escola. Ela estudou com Karen Tuttle no Curtis Institute of Music e na Juilliard School, e mais tarde com Nobuko Imai e Steven Isserlis. Ela também desenvolveu interesses em política na Universidade da Pensilvânia. Jennifer Stumm é Professora de Viola na Universidade de Música e Artes da Cidade de Viena e toca uma viola Gasparo da Salò, 1589, generosamente emprestada por um fundo privado.

Biografia completa

Solistas

Violino: Florian Donderer (Alemanha), Monique Cabral (Brasil), Rachell Ellen Wong (EUA), Tai Murray (EUA)

Viola: Asbjørn Nørgaard (Dinamarca), Gareth Lubbe (África do Sul, sediado na Alemanha), Jennifer Stumm (EUA, sediada em Viena, Áustria)

Violoncelo: Adrian Brendel (Reino Unido), Bruno Lima (Brasil, sediado em Helsinki, Finlândia), Seth Parker Woods (EUA)

Clarinete: Matthew Hunt (Reino Unido)

Piano: Cristian Budu (Brasil)

Compositora: Clarice Assad (Brasil, sediada em Chicago, EUA)

Percussão: Edmundo Carneiro (Brasil, sediado em Paris, França)

Liderança: Bobby Jones (EUA)

Multimídia: Coletivo Coletores (Brasil): Toni Baptiste e Flávio Camargo

Link para conhecer os artistas jovens

Serviço: 10º ILUMINA FESTIVAL 2025

Onde: Mococa, Caconde e São Paulo

Datas: 2 a 12 de janeiro de 2025

Concertos e espetáculos:

5/1 – 16h: Concerto na Montanha de Caconde

8/1 – 19h: Concerto no Teatro Municipal de Mococa e Concerto para trabalhadores rurais na Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF)

10/1 – 19h30: Concerto e evento sobre tecnologia na Casa das Caldeiras – celebração de 10 anos

11/1- 20h: Concerto na Sala São Paulo

12/1 – 16h: Concerto na Sala São Paulo

Informações: https://iluminamusic.com/br/festival-top – Telefone: +55 11 93772-9278

Data: 5 a 12 de janeiro

Ingressos gratuitos

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Para fechar o ano com chave de ouro, Us Agroboy lançam a música ‘Tantão’ 
Next post SBT transmite o festival “Verão Maior Paraná” com shows de Jota Quest, Gustavo Mioto, Alexandre Pires e outros; confira a programação completa