Trazido ao Brasil pelo Projeto Paradiso, programa de formação e consultoria será destinado para até dois longas brasileiros de ficção
As inscrições para o First Cut Lab Paradiso Brazil, programa de formação e consultoria voltado para até dois longas-metragens de ficção em estágio inicial de montagem, estão abertas até o dia 5 de dezembro. O programa é uma versão do laboratório First Cut Lab, idealizado por Matthieu Darras, ex-diretor artístico do Torino Film Lab, que já recebeu 130 projetos de 40 países e é trazido ao Brasil pela terceira vez pelo Projeto Paradiso.
O First Cut Lab Paradiso Brazil acontece entre janeiro e março em formato online. O produtor de um dos projetos também poderá participar do First Cut+, programa voltado para o desenvolvimento de audiência do projeto, durante o Festival de Karlovy Vary, em junho de 2024, na República Tcheca. Os filmes selecionados serão comunicados em janeiro.
Para participar é preciso apresentar um corte inicial de um projeto de ficção de qualquer gênero, com ao menos 60 minutos e que não tenha participado de programas de Work In Progress (WIP), além de dominar a língua inglesa. Durante o laboratório, as duas equipes selecionadas receberão mentorias de especialistas e consultores internacionais da indústria cinematográfica, definidos de acordo com o perfil do projeto e, ao fim do workshop, receberão um relatório e um mapeamento para edições adicionais para devolver um novo corte revisado.
“Esta é a terceira edição do First Cut Lab, programa que tem como objetivo ampliar a qualidade artística do filme, aumentar seu potencial de vendas e as chances de participação em grandes festivais e mercados internacionais. Oferecer um laboratório de relevância internacional como este é mais uma oportunidade para os profissionais do setor audiovisual de ampliar as perspectivas e explorar todo o potencial artístico de seus filmes, a partir do apoio de uma estrutura criativa e desafiadora. Nas duas edições anteriores, cinco produções passaram pelo First Cut Lab e suas histórias foram beneficiadas com novos contornos e olhares”, conta Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
Os diretores e produtores selecionados em 2023 vão integrar a Rede Paradiso de Talentos e poderão compartilhar suas experiências com outros profissionais dentro do programa Paradiso Multiplica. Nas edições anteriores, em 2022 e 2023, os filmes selecionados foram: Carvão, de Carolina Markowicz, produzido pela Cinematográfica Superfilmes e Biônica Filmes; Tinnitus, de Gregório Graziosi, produzido pela Cinematográfica Superfilmes; Amores Paraguayos, de Janaína Marques, produzido pele Moçambique Filmes; Pasárgada, de Dira Paes, produzido pela Muiraquitã Filmes; e A Mulher que Chora, de George Walker Torres, produzido pela Grafo Audiovisual.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em quatro anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:
Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios.
Incubadora Paradiso: apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.
Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país.
Bolsas e Prêmios: as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.
Cursos e Seminários: ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.