Documentário brasileiro “Somos Guardiões” fatura prêmios em festivais de SP e Londres

Filme que mostra luta dos indígenas contra desmatamento da Amazônia e a complexa realidade local conquistou três prêmios em três dias

O filme “Somos Guardiões”, dirigido pelo cineasta indígena Edivan Guajajara e pelos documentaristas Chelsea Greene e Rob Grobman, teve uma semana digna de conto de fadas. Em apenas três dias, a produção faturou três reconhecimentos importantes do cinema mundial. No dia 01/11, o documentário sagrou-se o mais vitorioso da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo com o prêmio do público de melhor documentário brasileiro e o “Cultures of Resistance” que reconhece o ativismo criativo. Dois dias depois, em 03/11, a obra levou o troféu de melhor documentário do Raindance Film Festival, um dos mais tradicionais do mundo, em cerimônia realizada em Londres.

“Vencer o prêmio do público traz credibilidade e mais visibilidade e o Cultures of Resistance vai prover suplementos importantes para que os guardiões consigam proteger a floresta e comprar equipamentos audiovisuais para a mídia indigena e, assim, preparar a juventude para seguir contando suas histórias e mostrando a realidade. Nós precisamos que muitas pessoas o assistam e virem guardioes para fazermos a diferença. Nós estamos gratos e honrados pelos prêmios – os nossos quatro anos de trabalho duro para fazer o filme valeram a pena!”, comemorou Chelsea sobre a premiação brasileira.

Esta é a primeira vez que um filme brasileiro recebe a premiação da Fundação Cultures of Resistence que concede 10 mil dólares aos ativistas envolvidos no longa. O montante ofertado aos guardiões da floresta das aldeias Tembé e Guajajara, e à Mídia Indígena, poderá ser usado exclusivamente para a compra de câmeras, drones e tecnologia adicional que

“A notícia destes prêmios é um emocionante começo para a campanha e para os Tembé e Guajajara”, afirmam os produtores do filme que lançam uma campanha de impacto para catalisar uma ação global para apoiar o trabalho dos guardiões, reflorestar seus territórios, promover a bioeconomia e fortalecer cineastas indígenas.

Para apoiar o filme, acesse: Link

Mais informações sobre o Cultures of Resistance: Link

Sobre Somos Guardiões

O documentário, co-produzido pela Mídia Indígena e pelo vencedor do Oscar, Fisher Stevens, com Leonardo DiCaprio como produtor executivo, mostra a luta do indígena guardião da floresta Marçal Guajajara e da ativista Puyr Tembé contra o desmatamento da Amazônia e a complexa e delicada realidade econômica local.

Sobre Cultures of Resistance

Criado pela documentarista Iara Lee, o Prêmio Cultures of Resistance oferece apoio financeiro e reconhecimento a destacados ativistas ao redor do mundo. Com uma longa história de engajamento social, o projeto da Caipirinha Productions e da Cultures of Resistance Foundation já apoiou mais de 200 iniciativas ao redor do mundo com objetivo de oferecer ajuda crítica a artistas e ativistas, construindo solidariedade e promovendo mudanças nas suas comunidades.
 

Sobre Raindance Raindance é o maior festival de cinema independente do Reino Unido e foi reconhecido pela Variety como “um dos 50 festivais de cinema imperdíveis do mundo”. Conhecido como um celeiro de ousadia e tendências, o Raindance é um festival de qualificação para Oscar®, BAFTA e BIFA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *