Um recorde de 139 jogadoras e ex-jogadores da NBA e da WNBA estão presentes nas escalações das equipes nacionais para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. As competições masculina e feminina de 5 contra 5 contarão com um recorde de 81 e 51 jogadores atuais e antigos, respectivamente. As competições masculina e feminina de 3 contra 3 contarão com um ex-jogador da NBA, três jogadoras atuais da WNBA e três ex-jogadoras da WNBA.
As escalações olímpicas apresentam um recorde de 51 jogadores da NBA e um recorde de 31 jogadores da WNBA. Os recordes anteriores de jogadores com experiência na NBA e na WNBA (121), jogadores atuais da NBA (49) e jogadores atuais da WNBA (26) foram estabelecidos nos Jogos Olímpicos de 2020.
Fora dos EUA, o Canadá tem o maior número de jogadores atuais da NBA, com 10, seguido pela Austrália (nove) e França (cinco). Dez das 12 equipes da competição masculina de 5 contra 5 têm pelo menos cinco jogadores com experiência na NBA.
Entre todas as equipes fora dos EUA na competição feminina de 5 contra 5, a Austrália tem o maior número de jogadoras da WNBA, com seis, seguida pelo Canadá (quatro) e pela Alemanha (três). Oito das 12 equipes na competição feminina de 5 contra 5 têm pelo menos três jogadoras com experiência na WNBA.
Vinte e seis equipes da NBA e 11 equipes da WNBA estão representadas nas competições 5 contra 5 e 3 contra 3. O Minnesota Timberwolves tem o maior número de jogadores atuais da NBA, com quatro, seguido pelo Boston Celtics, Houston Rockets e Los Angeles Lakers (três cada). O Las Vegas Aces conta com seis jogadoras da WNBA, seguido pelo New York Liberty, Phoenix Mercury e Los Angeles Sparks (quatro cada).
Veja abaixo outras estatísticas e histórias da NBA e da WNBA sobre os Jogos Olímpicos de 2024:
- Portadores da bandeira: Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), LeBron James (Los Angeles Lakers) e Dennis Schröder (Brooklyn Nets) serão os portadores da bandeira durante Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos para a Grécia, os EUA e a Alemanha, respectivamente.
- MVPs: Há seis ex-jogadores mais valiosos (MVPs) da Kia NBA na equipe nacional masculina: Antetokounmpo, Stephen Curry (EUA; Golden State Warriors), Kevin Durant (EUA; Phoenix Suns), Joel Embiid (EUA; Philadelphia 76ers), James e Nikola Jokić (Sérvia; Denver Nuggets). Há quatro ex-MVPs da Kia WNBA nas escalações das equipes nacionais femininas: Lauren Jackson (Austrália), Breanna Stewart (EUA; New York Liberty), Diana Taurasi (EUA; Phoenix Mercury) e A’ja Wilson (EUA; Las Vegas Aces).
- Campeões: Há 13 ex-campeões da NBA e 16 ex-campeões da WNBA nas escalações das equipes nacionais.
- Estrelas do All-Star: Há 15 ex-All-Stars da NBA nas escalações das equipes nacionais masculinas e 20 ex-All-Stars da WNBA nas escalações das equipes nacionais.
- Liga G da NBA: Há 19 jogadores com experiência na NBA G League nas escalações das equipes nacionais.
- Liga Africana de Basquete: Há três jogadores com experiência na Liga Africana de Basquete (BAL) nas escalações das equipes nacionais masculinas, incluindo o campeão da BAL em 2023 e MVP Nuni Omot, que ajudou o Sudão do Sul a se classificar para sua primeira participação olímpica no basquete.
- Academia da NBA: Quatro graduados do programa da Academia da NBA estão na equipe nacional masculina masculina: Dyson Daniels (Austrália; Atlanta Hawks; NBA Global Academy), Josh Giddey (Austrália; Chicago Bulls; NBA Global Academy), Akira Jacobs (Japão; NBA Global Academy) e Khaman Maluach (Sudão do Sul; NBA Academy Africa). Além disso, a equipe nacional feminina apresentam dois ex-participantes do Programa Feminino da Academia da NBA: Han Xu (China) e Aaliyah Edwards (Canadá; Washington Mystics).