Especialista responde dúvidas sobre o procedimento estético de embelezamento dos lábios
Um dos procedimentos estéticos mais procurados em clínicas atualmente, o preenchimento labial tem se aperfeiçoado com o avanço tecnológico e descobertas nos campos da medicina e da química. Mas essa técnica de embelezamento dos lábios deve ser realizada com uma série de cuidados.
Samara Véras, profissional especialista em preenchimento labial, apresentará novidades no AMWC Brazil 2022 (Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress), o maior congresso médico com foco em estética, cuja próxima edição acontece de 9 a 11 de junho em São Paulo. Abaixo, ela responde sete questões relacionadas a esse método:
1) Quais as novidades sobre o tema que serão apresentadas no AMWC 2022 Brazil?
Vamos explorar bastante a evolução das técnicas de preenchimento, principalmente essa possibilidade de combinação dos tratamentos labiais. Abordaremos também a mescla de produtos para obtermos um resultado mais natural. Também serão bem explorados os detalhes do planejamento, que fazem toda a diferença para um resultado ideal. Falaremos da técnica que se baseia na análise bem detalhada de cada lábio e que mostra as diversas formas individuais de tratamento.
2) Como funciona essa técnica e quais os tipos de preenchimento labial existentes?
Existem necessidades básicas de quem busca a técnica, como aperfeiçoar o lábio. Nessa categoria, pensamos em everter, projetar e “volumizar”, mas também há o desejo de rejuvenescer. Não existe uma só possibilidade, mas várias, e a grande mágica, a grande chave do sucesso, está em saber analisar corretamente e saber qual técnica utilizar em cada situação. Então, no congresso, falaremos muito sobre a técnica diferenciada de acordo com cada necessidade.
3) Como tem sido a evolução das técnicas de preenchimento labial?
Eu diria que os novos métodos exploram a tecnologia que há por trás dos produtos. A gente se vale dessas nuances para entregar resultados cada vez mais naturais, combinando o preenchimento e outros tratamentos no mesmo procedimento. Então, acho que a grande evolução está nessa tecnologia dos novos produtos, que podemos combinar para obter um resultado melhor.
4) Há quanto tempo esse método é empregado?
Teve início na década de 1960, com o pioneiro silicone, mas o preenchimento labial evoluiu muito – não apenas em relação aos produtos aplicados com muito mais segurança e naturalidade e menos efeitos colaterais, como também quanto à diversidade de aplicações do ácido hialurônico hoje. E além dele há os fios, as tecnologias e os bioestimuladores que podem ser utilizados na região em volta dos lábios e na região labial.
5) Para quem é indicado e para quem é contraindicado esse tipo de procedimento?
As indicações são para pacientes que desejam aperfeiçoar seus lábios, aumentar o volume, melhorar a hidratação ou o aspecto da mucosa, projetar e melhorar apenas o contorno ou a posição das comissuras. Também é indicado aos pacientes que desejam rejuvenescer. Sobre as contraindicações, basicamente gestantes e pessoas com infecções ativas no local devem evitar o tratamento.
6) Quais profissionais podem executar o preenchimento labial?
Hoje, apenas médicos, dentistas e biomédicos podem realizar o procedimento. Mas há uma polêmica que se vai desenhando cada vez mais no Brasil no sentido de que diversos profissionais poderiam injetar os produtos.
7) Esse é um procedimento definitivo ou é necessário refazê-lo? Se necessita de reaplicação, após quanto tempo deve ser repetido?
Sobre a durabilidade do preenchimento labial, devemos pensar em produtos absorvíveis irreversíveis (ácido hialurônico), que são mais seguros, trazem efeitos mais naturais e não trazem nodulações. O ácido hialurônico para o lábio se encaixa nessa indicação e tem uma durabilidade média de 12 meses.
O congresso
O Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress é realizado em vários países da Europa e da Ásia. A última edição do AWMC no Brasil, em 2021, reuniu mais de mil médicos, 169 palestrantes nacionais e internacionais e 65 empresas expositoras, totalizando 125 horas de conteúdo.
A edição de 2022 contará com cursos práticos e procedimentos ao vivo realizados em salas no próprio local, devidamente equipadas, de acordo com as normas da vigilância sanitária. Serão transmitidos em tempo real ao público presente no AMWC Brazil e englobam tratamentos com fios faciais, preenchedores e outras técnicas do universo da estética.
As principais tendências, lançamentos e tecnologias de ponta – lasers, tratamentos corporais, faciais e capilares, fios, biorremoduladores, terapias com toxina botulínica, preenchimentos à base de ácido hialurônico, bioestimuladores etc. – serão apresentados.
De acordo com os organizadores, um dos diferenciais do congresso é que ele aborda, também, temas voltados para gestão dos negócios, posicionamentos digitais e experiências em consultório, sob a coordenação da dermatologista Cintia Cunha, integrante do Comitê Científico do AMWC Brazil 2022.
As palestras, os cursos e as exposições do congresso são direcionados a médicos dermatologistas (dermatologia estética), flebologistas, nutrologistas, profissionais da área estética em geral, ginecologistas, clínicos gerais, cirurgiões plásticos, profissionais do exercício e do ramo ortomolecular, oftalmologistas, urologistas, otorrinolaringologistas e tricologistas.
Mais informações:
Evento: AMWC Brazil 2022
Data: 9 e 10 de junho de 2022, das 8h às 18h30, e 11 de junho de 2022, das 8h às 14h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (Shopping Frei Caneca)
Endereço: Rua Frei Caneca, 569, Bela Vista, São Paulo (SP)