Wonder Tech 2022 discute papel da tecnologia como ferramenta de transformação social

Evento, com transmissão online e gratuito, terá a participação de João Gabriel, “O Matuto Programador”, um dos principais influenciadores digitais de tecnologia do país

Foto: João Gabriel, o Matuto Programador / Divulgação

A pandemia evidenciou a desigualdade de acesso à internet no Brasil. De acordo com o relatório “Acesso à Internet Residencial dos Estudantes”, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), cerca de 47 milhões de brasileiros não possuem acesso à internet, o que impacta diretamente no desenvolvimento de novos profissionais de diversos setores e principalmente da tecnologia. Com o objetivo de discutir o papel da tecnologia nesse cenário atual, nesta sexta-feira (13) às 17h, acontece o evento “Wonder Tech”.

O Wonder Tech é um evento realizado por profissionais de diferentes áreas da tecnologia, criadores de conteúdo e influenciadores digitais, que se reúnem para debater o futuro do mercado, além de compartilhar experiências pessoais com o objetivo de mostrar o poder da tecnologia como ferramenta de transformação social. 

Serão discutidas as carreiras de Back-end, Front-end e Devops, com convidados com ativa participação em comunidades de tecnologia e que buscam democratizar o acesso para todas as pessoas. Nesse sentido, a edição deste ano contará com a presença de João Gabriel, conhecido como “O Matuto Programador”, profissional de tecnologia e um dos principais influenciadores digitais da área no país. 

O Matuto Programador, que se tornou popular nas redes sociais como voz ativa na democratização do acesso de pessoas de baixa renda ao mercado de trabalho de tecnologia, vai compartilhar suas experiências pessoais de quem teve a vida mudada por conta da informática. No evento, o influenciador falará sobre os desafios que superou até encontrar no mercado de tecnologia uma possibilidade de ascensão social. 

Com mais de 70 mil seguidores no LinkedIn, João hoje é considerado Top Voice pela plataforma. O desenvolvedor de softwares, que trabalhou como prensador de sucata e lavador de carros em Santo André, atualmente é Head de Tecnologia em uma startup e utiliza de suas redes sociais para questionar a glamourização que a área passa atualmente.

“É de extrema importância participar destes eventos para criarmos o sentimento de coletividade dentro de um setor que pode muitas vezes ser individualista. Devemos mostrar às pessoas que elas podem transformar suas vidas com e a partir da tecnologia.” explica João Gabriel.

Segundo a Gartner, consultoria internacional, os investimentos nesse mercado crescerão 5,1% em 2022 no mundo todo, o que enfatiza a necessidade de empresas e instituições de ensino buscarem alternativas para desenvolver cada vez mais esse tipo de profissional. Desta maneira, com o cenário que se apresenta no mercado, o encontro desta sexta-feira, pode ser um importante fator de inspiração para entusiastas buscarem a especialização neste setor, e fazer disso, sua profissão.

O evento, online e gratuito, será transmitido pelo canal do Youtube da Zup, e no Youtube e na Twitch da programadora Wonder Wanny (@wonderwanny).