Dia mundial da Fotografia: plataformas conectam fotógrafos a consumidores

Hoje é o Dia Mundial da Fotografia. A escolha da data é uma homenagem ao dia em que a primeira câmera fotográfica foi apresentada ao mundo em 1839. O antiquado equipamento se desenvolveu e hoje a fotografia é popular e cotidiana.

Desde então, a imagem tornou-se um recurso essencial na comunicação e está presente nas redes sociais e em publicações impressas. A necessidade de registros de alta qualidade abre portas para profissionais do ramo da fotografia. Apesar da importância da ocupação, os fotógrafos brasileiros não têm uma profissão regulamentada. Sendo assim, muitos profissionais trabalham de maneira autônoma e usam a internet para prospectar clientes.

Para isto, os fotógrafos alimentam redes sociais, criam portfólios e oferecem serviços em aplicativos e plataformas. Um exemplo de aplicativo que conecta consumidores a prestadores de serviços é o GetNinjas – maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina. Atualmente, o aplicativo conta com cerca de 15 mil profissionais cadastrados em todas as regiões do país, especializados em registros de eventos. Na plataforma, são os profissionais cadastrados que estabelecem seus preços e negociam diretamente com o cliente.

A Artluv é outro espaço interessante para os fotógrafos divulgarem seu trabalho pela internet. A plataforma conecta artistas a clientes e amantes da arte. Hoje, a art-tech contabiliza mais de 400 artistas e cerca de 30% deles são fotógrafos. Com mais de 20 anos de carreira, Luís Vinhão conhece bem os desafios e prazeres da carreira. O encontro com a profissão começou por curiosidade, quando ele se inscreveu em um curso de fotografia aos 17 anos. “Fotografia vicia no segundo clique. Você fez o primeiro clique, a primeira ampliação. No segundo clique, já viciou”, conta Luís.

Além de ter um estúdio fotográfico na cidade de São Paulo, o profissional também faz parte dos fotógrafos cadastrados na plataforma. Para o fotógrafo, a comercialização de arte na web ajuda a democratizar o acesso e o consumo da arte. “Qualquer pessoa pode criar um ensaio bonito e colocar ele lá. Isto eu acho esplêndido!”, comenta Luís.

Além de aquecer o mercado e ajudar na valorização dos profissionais, tais plataformas beneficiam o consumidor. Com poucos cliques, os interessados em contratar um fotógrafo conseguem encontrar profissionais capacitados com facilidade pelo melhor custo-benefício. O consumidor também poupa tempo já que no aplicativo, ele não precisa se deslocar para fazer orçamentos com profissionais que chamaram a sua atenção.