Otaviano Costa comanda nova temporada de “Cozinhe se Puder – Mestres da Sabotagem”, que estreia neste sábado, 7 de maio, às 22h30, no SBT. Na mesma data, os episódios estarão disponíveis para maratonar no Discovery+, e no dia 13 o programa estreia no Discovery Home & Health, às 21h25. No dia 24 de junho os sete últimos episódios também serão disponibilizados no Discovery+.
Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (5), Otaviano Costa não escondeu a emoção ao falar sobre seu retorno à emissora, onde teve seu primeiro emprego na televisão. “Como comunicador é muito emocionante. Quem trata isso aqui como algo sagrado, como eu trato, é mágico. O SBT é essa mágica para mim… Estou me sentindo em casa e feliz em reencontrar tanta gente que eu já trabalhei junto. É tão bom estar de volta à essa casa onde tudo começou para mim”.
Além do apresentador, estiveram presentes na coletiva, o jurado e chef Giuseppe Gerundino, o diretor geral do programa Lucas Gentil e a gerente de comunicação do SBT, Maisa Alves, que mediou o encontro.
“É minha primeira coletiva de imprensa, estou emocionado com todos vocês aqui. Eu sou acostumado a cozinhar, a viajar, e aqui eu fui catapultado para esse ambiente e fui recebido muito bem, como em uma família”, disse o chefe italiano Giuseppe.
“Cozinhe se Puder – Mestres da Sabotagem” é uma versão brasileira da competição gastronômica “Cutthroat Kitchen” – formato da Warner Bros. Discovery – e já possuí 15 temporadas produzidas nos Estados Unidos.
Para Otaviano Costa, a satisfação em apresentar a atração é enorme. “É um projeto muito desafiador. A experiência de entrar em um local que não me pertencia me fez aprender com eles. Eu pude observar como os chefs trabalhavam. Para muitos deles, é algo muito sério”.
“É fundamental que eu embarque nos projetos que façam sentido para o meu jeito de ser e esse projeto fez muito sentido para mim. Acredito que o público vai se divertir, encontrar, riso, emoção, curiosidades. As surpresas de cada sabotagem vão cativar todo mundo”, completou o apresentador.
Confira alguns trechos da coletiva no vídeo a seguir:
Sobre a dinâmica do programa
A cada episódio, quatro chefs buscam um prêmio em dinheiro que pode chegar a até 25 mil reais. Mas o caminho para a vitória exige bons pratos e desenvoltura para contornar as maiores sabotagens dentro da cozinha, como perder ingredientes, ficar sem fogo ou ser obrigado a usar os piores utensílios culinários. São três rodadas emocionantes de desafios gastronômicos em que os cozinheiros têm pouco tempo para entregar os melhores pratos enquanto sabotam e são sabotados.
Antes e durante os desafios, são realizados leilões de produtos e ingredientes bem inusitados. O cozinheiro que der o maior lance terá o poder de sabotar um concorrente.
A cada rodada, um concorrente é eliminado sem nenhum tostão no bolso pelo chef Giuseppe, que prova os pratos sem fazer ideia do que os cozinheiros enfrentaram. “Eu não tive acesso a nenhuma das sabotagens, eu ficava fechado em um camarim lendo enquanto tudo isso acontecia, então para mim vai ser realmente uma surpresa assistir, eu não sei de nada do que aconteceu”, comentou o chefe.
“Eu adoro experimentar, mas teve algumas vezes que o negócio estava realmente difícil. Não posso esquecer uma carne crua, um tartar de cordeiro que me foi servido com toda a gordura em pedaços”, conta.
Cada competidor começa a disputa com 25 mil reais, que devem ser gastos com astúcia nos leilões. Na hora das sabotagens, os ‘Sabotinos’ Renato Lima e Manu Pestana, outra novidade desta temporada, são os responsáveis por auxiliarem os participantes, deixando tudo ainda mais divertido.
Saber administrar o dinheiro no momento da compra e identificar qual adversário vai se dar mal com as sabotagens são estratégias indispensáveis nos leilões. Cada lance pode significar centenas de reais perdidos, mas também investidos em sabotagens que podem eliminar os oponentes. O vencedor do episódio recebe o valor que restar em seu bolso após os leilões. O programa é a competição que coloca num só prato disputas emocionantes, receitas saborosas, leilões eletrizantes e muitas sabotagens.
Primeiro episódio
No programa de estreia da segunda temporada de “Cozinhe se Puder – Mestres da Sabotagem”, os cozinheiros farão uma justa homenagem ao salgado mais famoso do Brasil, irão preparar uma deliciosa carne selada e uma sobremesa em ritmo quente. Os chefs Marco Bruna, Guilherme e Iracilda terão que cozinhar enfrentando sabotagens gigantes, sobre trilhos e até servindo a realeza. Qual deles vai conseguir dar um baile nos adversários e sair da competição com o bolso cheio?
*Com informações do SBT