É possível contar com alimentos gostosos em uma dieta saudável?

Nutricionista da OAKBERRY, Andrea Takayama, garante que sim e sugere algumas opções
 

Há sempre aquele tabu em relação a se alimentar de forma saudável e considerar alimentos gostosos, principalmente aqueles ricos em carboidratos. Mas segundo a nutricionista da OAKBERRY, Andrea Takayama, é bem possível ter uma alimentação equilibrada com alimentos que agregam também muito sabor e prazer.
 

Dentre essas opções, claro, o açaí sempre desponta como favorito, já que tem diversos nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do corpo. Mas para além dele, há opções que devem ser consideradas e, que, inclusive, combinam bem com a fruta, e juntos podem ser uma “superfood” – um alimento completo.

PASTA DE AMENDOIM

Já faz muito sucesso no mundo fitness, isso porque é natural e fornece dose extra de energia e boas calorias, auxiliando também na construção e manutenção muscular. Ela possui em sua composição gorduras saudáveis para o organismo, além de conter minerais como magnésio, ferro e zinco, bem como antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteína.

CHIA

Essa semente é fonte natural de ácidos graxos, ômega-3, fibras e proteínas, além de outros componentes nutricionais importantes, como os antioxidantes. É ideal para o enriquecimento de outras preparações, pois tem um alto valor nutricional e não compromete o sabor dos alimentos. Uma receita que conquista todo mundo é o pudim de chia, preparado com algum leite vegetal, por exemplo, vira uma ótima opção de sobremesa saudável.

AVEIA

A aveia é um cereal e fornece aporte energético e nutricional equilibrado, por conter em sua composição aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e sais minerais indispensáveis ao organismo humano e, principalmente, fibras alimentares. A ingestão de 3 g/dia de fibra solúvel, na forma de farelo ou de cereal, está associada à diminuição significativa da concentração de colesterol total e LDL-colesterol plasmático, reduzindo os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
 

As fibras solúveis presentes em cereais integrais como a aveia aumentam a viscosidade do bolo alimentar, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a sensação de saciedade. Com isso, o consumo de aveia também pode auxiliar a controlar a ingestão calórica, contribuindo assim para a perda e manutenção de um peso corporal saudável. É um dos maiores aliados do açaí!

Outra importante propriedade da aveia e das fibras solúveis que merece destaque é a capacidade em intervir positivamente na resposta glicêmica e nos níveis de insulina, prevenindo contra o desenvolvimento de diabetes mellitus e da síndrome metabólica (SM), além de beneficiar indivíduos já diagnosticados com essas patologias.

BANANA E não podia faltar ela! A fruta tropical mais consumida no mundo e quarto produto alimentar nesse ranking. Super nutritiva e acessível à maioria da população, com safra o ano inteiro. Bem docinha, é fácil de agradar o paladar até mesmo de uma criança. Cada banana contém apenas cerca de 105 calorias, sendo composta, em sua maioria, por água e carboidratos. Contém pouca proteína e quase nenhuma gordura. Rica em fibras, fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial e é rica em vitaminas do complexo B e C. Contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.