Voltados para jovens dramaturgos e atores, os cursos gratuitos colocam os alunos em contato com importantes nomes do teatro nacional e internacional
Oferecidos gratuitamente pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), o Núcleo de Dramaturgia Sesi-SP e o Núcleo Experimental de Artes Cênicas Sesi-SP estão com inscrições abertas para formação das turmas de 2020 até os dias 14 e 26 de fevereiro, respectivamente.
As inscrições, gratuitas para ambos os cursos, devem ser feitas exclusivamente online pelo site www.sesisp.org.br/cultura/editais. Ao final, será concedido o certificado de participação do curso aos alunos que obtiverem 75%, ou mais, de frequência nas aulas.
Voltado para o aprimoramento de futuros autores teatrais, o Núcleo de Dramaturgia Sesi-SP já recebeu o 28º Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação por sua atuação pioneira no Estado. Já o Núcleo Experimental busca o aprofundamento de pesquisa da linguagem da atuação de jovens atores e atrizes.
Durante o ano, os jovens escritores participam de oficinas, palestras, workshops e encontros com importantes nomes do cenário teatral brasileiro, sob a supervisão da dramaturga Silvia Gomez, que assume este ano a coordenação do projeto, ao lado de Ângela Ribeiro, ex-aluna do Núcleo, na assistência. As aulas são realizadas nas dependências do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista.
A ex-integrante do Teatro da Vertigem, Miriam Rinaldi, permanece na supervisão do Núcleo Experimental, e conta com a ajuda de outras referências da cena teatral paulista para ministrar cada um dos três módulos do curso: persona, personagem e narrador. Costurando os três módulos, o treinamento em Viewpoints, técnica de improvisação americana crida por Mary Overlie e desenvolvida por Anne Bogart, colocará os participantes em contato com diferentes estudos e abordagens na composição cênica através do corpo e da voz do ator, ampliando o repertório de criação dos atores.
Ao final do curso, também são realizadas leituras dramáticas dos textos produzidos no evento conhecido como Portas Abertas, no espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp, que agora retoma suas atividades, bem como a montagem de um ou mais textos selecionados. Na ocasião, os formandos do Núcleo Experimental de Artes Cênicas poderão ser convidados a mergulhar nas histórias escritas pelos jovens autores do Núcleo de Dramaturgia. As apresentações são uma oportunidade para os alunos testarem suas habilidades frente ao público.
A divulgação dos resultados de cada etapa de seleção será realizada pelo site www.sesisp.org.br/cultura.
Sobre o Núcleo de Dramaturgia Sesi-SP
O Núcleo de Dramaturgia do Sesi-SP foi lançado em 2007, a partir de uma
parceria estabelecida entre o Sesi-SP e o British Council, com o objetivo de
descobrir novos dramaturgos e desenvolver suas habilidades na escrita. O
projeto, agora mantido apenas pelo Sesi-SP, estimula a invenção e descoberta de
novos paradigmas para a criação de dramaturgias que expressem diferentes visões
de mundo, linguagens e experimentações estéticas, livres dos padrões do teatro
tradicional e comercial.
Expoentes da dramaturgia nacional como Leonardo Moreira, Zé Henrique de Paula e Kiko Marques, além de autores e diretores consagrados como Luís Alberto de Abreu, Francisco Medeiros, Eric Lenate, Fernando Neves e Yara de Novaes são alguns dos grandes nomes que já dirigiram peças oriundas do Núcleo de Dramaturgia e do Núcleo Experimental.
Dentre os autores de destaque estão Zen Salles (Pororoca), Gustavo Colombini (Colônia), Murilo de Paula (Ana não está), Ricardo Inhan (Mormaço), Felipe de Moraes (Notas da Superfície), Denise Schneyder (Wasabi), entre outros.
A partir de 2008, a jornalista e dramaturga Marici Salomão assumiu a coordenação e a consultoria literária, formando a primeira turma de novos dramaturgos brasileiros. Em 2020, Marici e o assistente César Baptista deixam a coordenação do projeto aos cuidados da dramaturga mineira Silvia Gomez, acompanhada da paulista Ângela Ribeiro, formada dentro do Núcleo e autora do espetáculo Refluxo, vencedor do prêmio Shell.
Inspirados nessa prática pedagógica, foram criados o Núcleo de Dramaturgia Sesi-Teatro Guaíra, no Paraná, em 2009, e o Núcleo de Dramaturgia Sesi Cultural, no Rio de Janeiro, em 2014, comprovando a capacidade de replicação de boas práticas em outros centros importantes de produção teatral.
Sobre o Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SP
Criado em 2001,
o Núcleo Experimental é um espaço de aperfeiçoamento artístico e profissional
de jovens atores. Pela coordenação do projeto já passaram importantes
profissionais e estudiosos das artes cênicas, como Isabel Setti, Carlos Martins
e Maria Thaís.
Atualmente o Núcleo está sob a supervisão da atriz, professora e pesquisadora Miriam Rinaldi, que integrou o Teatro da Vertigem (1996 a 2008), entre outros coletivos, ao longo de sua carreira.
Após a conclusão do curso, os atores do Núcleo têm a oportunidade de integrar as produções teatrais, com caráter experimental, do espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp. Dentre as peças que marcaram a história do espaço, destacam-se Acúmulos (2018) – texto de Márcio Abreu e direção de Kênia Dias -, Tiros em Osasco (2016) – texto de Cássio Pires, dirigido por Yara de Novaes – e Bruto (2015) – escrito por Alexandre Dal Farra, com direção de Luiz Fernando Marques.
Nomes como Monica Iozzi, Daphne Bozaski, Luciana Paes e Thiago Amaral são alguns dos talentos revelados pelo curso.
Serviço:
Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SP
Supervisão de Miriam Rinaldi
Inscrições: de
30 de janeiro a 26 de fevereiro de 2020, pelo site www.sesisp.org.br/cultura/editais
Duração do
curso: 10 meses
Divulgação dos
resultados: www.sesisp.org.br/cultura
Local: Centro
Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 — em frente ao metrô Trianon-Masp)
Informações e
dúvidas: editaiscultura@sesisp.org.br
Núcleo de
Dramaturgia Sesi-SP
Coordenação de
Silvia Gomez
Inscrições: de
30 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020, pelo site www.sesisp.org.br/cultura/editais
Duração do
curso: 10 meses
Divulgação dos
resultados: www.sesisp.org.br/cultura
Local: Centro
Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 — em frente ao metrô Trianon-Masp)
Informações e
dúvidas: editaiscultura@sesisp.org.br