Bolsa de estudo: Quer fazer um curso superior mas está sem grana? Saiba como conseguir a sua

pouco salgados. Esta então, é uma das principais barreiras para a ingressão em uma universidade. Mas calma, para tudo há uma solução! Confira a seguir, alguns meios de conseguir uma bolsa de estudo para dar um “up” na carreira.

Uma das opções são os programas do Ministério da Educação que auxiliam para a entrada em faculdades através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são ele: o Universidade Para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Para participar, basta o aluno realiza uma prova divida em duas etapas, ambas com datas marcadas. E posteriormente, após sair o resultado das provas, se cadastrar nos programas para concorrer a uma bolsa de estudo nas universidades parceiras. Ambos os programas podem garantir bolsas de  até 100%.

Além disto, há diversas instituições de ensino superior que consideram a nota do ENEM para fornecer descontos nas mensalidades, mesmo que o aluno não faça parte destes programas. Outra opção é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e, para cursos de pós-graduação stricto e lato-sensu, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Está vendo? Mesmo sem ou com pouca grana você pode dar um “start” nos estudos.  E não para por aí… existem também instituições que fornecem descontos na mensalidade como a Quero Bolsas, com até 75% e o Educa Mais Brasil, com até 70% para graduação e pós-graduação. Ambas têm parcerias com diversas universidades do Brasil.

Agora que você já sabe, não perca mais tempo, tome uma iniciativa e bons estudos!