Dermatologista, consultora de Philips, Dra. Judith Cavalcante, orienta sobre os cuidados essenciais para manter os fios saudáveis durante os dias frios
Com os termômetros marcando temperaturas cada vez mais baixas, o que anuncia a chegada do Inverno, os banhos mais longos e quentes tornam-se comuns no dia a dia. Com isso, os cabelos, assim como a pele, precisam de cuidados especiais para se manterem saudáveis também na estação mais fria do ano.
A dermatologista e consultora de Philips, Dra. Judith Cavalcante, alerta que os principais agressores dos fios capilares durante o inverno são: água muito quente nos banhos e o uso excessivo de secador e pranchas. “Fatores esses que contribuem para o ressecamento dos fios, deixando-os porosos, opacos, quebradiços e com maior tendência ao frizz”, explica a especialista.
Segundo a dermatologista, o recomendado é tomar banho com água morna ou fria, para minimizar o ressecamento dos fios, além de dar preferência para o uso de secadores e pranchas que ofereçam controle de temperatura. “A exemplo da pele, a água quente também é inimiga dos cabelos. Por isso, use a água apenas um pouco morna e tome banhos mais rápidos no inverno. Lavar o cabelo com água quente e deixar um jato de água fria somente para o final pode até dar uma falsa sensação de brilho, mas a verdade é que o prejuízo gerado pelo uso da água quente no cabelo não pode ser compensado pela água fria no fim da lavagem”, acrescenta Dra. Judith.
Confira abaixo 6 dicas essenciais para manter os fios saudáveis durante os dias frios:
- Após lavar o cabelo, seque-o pressionando (e não esfregando) com uma toalha de microfibra, para absorver a maior parte da umidade;
- Aplique protetor térmico no cabelo, em mechas, antes do uso de secadores e pranchas;
- Use o secador com uma distância de 15 a 20cm da superfície do cabelo e movimente-o, evitando aquecer demais em um só lugar;
- Escolha aparelhos com controle de temperatura e verifique sempre sua manutenção. Lembrando que pranchas e modeladores de cachos só devem ser utilizados após os fios estarem completamente secos;
- Mantenha os cabelos hidratados. Para isso, evite agressões e faça hidratação ou umectação periódica;
- Evite excesso de química, como sobrepor alisamento a descoloração. Caso opte por isso, o cabelo necessita de cuidados ainda mais intensos, por estar em maior risco de quebra.
De acordo com a Dra. Judith Cavalcante é possível reparar parcialmente os efeitos do inverno nos cabelos, em especial quando não há dano intenso e acumulado por muitas agressões. ”Para intensificar os cuidados com os fios, aposte na umectação – que pode ser realizada em casa mesmo. Basta aplicar óleo vegetal (óleo de coco, rícino, argan, semente de uva, jojoba) no comprimento da haste, com o cabelo seco, em mechas e retirar na lavagem após 2 a 6 horas, uma vez por semana. Outra opção é misturar com a máscara capilar e aplicar nos cabelos lavados ainda molhados, aguardando 30 minutos antes de usar o condicionador e enxaguar”, completa a especialista.
Dra. Judith Cavalcante é consultora de Philips e médica dermatologista credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).