“Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”… haja charme na cabeleira das crespas e cacheadas. Atualmente, muitas mulheres têm assumido seus cachos e abandonado procedimentos químicos. Entretanto, devido ser uma fase bem delicada para ajeitar os fios, principalmente no início, onde a raiz do cabelo está enrolada e as pontas lisas, muitas acabam abandonando a meta no meio do caminho.
Por isto, vamos dar 5 dicas “power” que vão te auxiliar nesta fase tão delicada, não desista dos seus cachos! Confira a seguir:
1) As pontas não querem enrolar ou formam um cacho com uma circunferência mais larga que a raiz: neste caso, enrolar o cabelo com bigudinho resolverá o seu problema. Você pode dormir com eles, secar com secador ou deixar secar naturalmente.
Há vários tipos e tamanhos de bigudinhos. Você deverá utilizar um que tenha a circunferência próxima ao seu cacho natural. Se for utilizá-lo para dormir, prefira os flexíveis, pois são menos desconfortáveis.
2) Ajeitar as pontas do cabelo com babyliss: assim como os bigudins, será necessário utilizar um modelador que tenha uma circunferência próxima ao seu cacho, mas tome cuidado para não danificar os cabelos e leia atentamente as normas de instruções para verificar o tempo máximo que o aparelho pode ficar encostado nos fios. Nada de usar com os cabelos molhados!
3) Quando estiver com pressa para sair, aposte em um coque alto: além de estar super em alta, você poderá ajeitar facilmente as pontas, sendo assim, a diferença para a raiz não será tão visível.
Você pode aplicar gel e escovar os cabelos para dar um efeito mais liso, ou, passar gelatina para cabelo, fazer fitagem e modelar o coque com os dedos, assim, os cachos ficarão mais definidos. Para disfarçar as pontas enrole-as com os dedos e prenda as mais rebeldes com grampo sutilmente, sem deixar aparecer.
4) Tranças: você também pode usar as estilosas “box braids”. Mas, evite deixar mais de três meses nos cabelos, pois com o passar do tempo acaba acumulando resíduos de xampu, condicionador e creme próximo à raiz e isto tornará o processo para retirar as tranças mais trabalhoso.
Entretanto, as box braids irão auxiliar no crescimento do cabelo e além disto você ganhará um novo visual. A hidratação pode ser feita normalmente.
5) Tenha paciência: nada de ficar pensando e se olhando no espelho toda hora. Quanto mais ansiosa você ficar , maior será a impressão que seu cabelo está demorando para crescer. Então, faça o cronograma capilar, com direito a nutrição, hidratação, restauração e confira os resultados no decorrer do tempo. Com certeza verá que valeu a pena.
Importante: beba bastante água! Cabelos crespos e cacheados, em sua maioria, costumam ser ressecados, principalmente do tipo 4. Portanto, ingerir água todos os dias na quantidade ideal irá auxiliar na hidratação dos fios, proporcionando brilho e vitalidade.