A Refuturiza te ensina a parar de deixar tudo para depois com 3 passos fáceis; confira quais são eles
Você é aquela pessoa que deixa tudo para a última hora e só começa a realizar as suas tarefas quando está em cima do prazo? Então, você sofre de uma coisa muito comum e conhecida, chamada de procrastinação, conceito que se refere ao ato de adiar obrigações.
Quando falamos nessa prática, é preciso entender primeiramente que a procrastinação não é diagnosticada apenas porque você deixa algumas coisas para resolver em outro momento. A organização da agenda pede, de fato, que alguns compromissos venham antes de outros em função da urgência que há em cada um deles. No entanto, procrastinar é deixar todas as tarefas para depois, fazendo com que elas sejam resolvidas apenas no último instante antes da finalização do prazo de entrega.
Atualmente, muitos acreditam que aqueles que procrstinam têm um perfil “preguiçoso”, mas, de acordo com a plataforma Refuturiza, isso não é verdade. A plataforma, que é pioneira em empregabilidade, indica que há fatores psicológicos por trás do comportamento procrastinador, como a ansiedade, o medo de errar, a baixa autoestima e a autossabotagem.
Segundo a Refuturiza, assim como há diferentes tipos de causas por trás da procrastinação, há também mais de um tipo de procrastinador; confira quais são os principais:
– O sufocado
Imagine uma pessoa atolada de trabalho. São tantas tarefas por fazer que é difícil saber por onde começar. Assim, esse tipo de procrastinador fica tão perdido que acaba não fazendo nada.
– O perfeccionista
Sabe aquela pessoa que tem medo de errar? Ela não aceita nada menos do que a perfeição e, assim, se torna o seu pior crítico. Por isso, tem muita dificuldade de executar o que precisa ser feito.
– O (auto)sabotador
“Para que começar se eu já sei que não vai dar certo?” É assim que pensa esse tipo de procrastinador. Ele acredita que seus esforços nunca trarão frutos e, por isso, acaba não fazendo nada.
– O otimista
Você já ouviu alguém dizer que trabalha melhor sob pressão? Essa é a desculpa que muitas pessoas usam para procrastinar. E quando o resultado final é positivo, elas se sentem ainda mais estimuladas a permanecer com esse comportamento.
A Refuturiza indica ainda que há três passos simples que podem ser adotados quando o assunto é evitar a procrastinação, são eles:
1. Identificar o que está por trás da procrastinação
O primeiro passo é fazer uma reflexão e identificar os gatilhos que estimulam esse padrão de comportamento em você. Se você for do tipo perfeccionista, por exemplo, precisa trabalhar em si mesmo a ideia de que errar faz parte do processo e que perfeição não existe.
2. Fazer check-lists e planejamentos realistas
Não basta anotar tudo o que você precisa fazer, é necessário ter planejamento. Para isso, a indicação da Refuturiza é:
– Numa folha de papel avulsa, escreva todas as suas demandas.
– Em seguida, estabeleça os prazos de entrega de cada uma.
– Coloque-as organizadas em ordem de prioridade em sua agenda.
3. Criar recompensas para você mesmo
A recompensa é vista como uma estratégia efetiva de motivação para propiciar o alcance de objetivos. Quando você se “presenteia”, o seu cérebro entende que fez uma coisa boa e que o esforço foi recompensado. Isso pode te ajudar a seguir em frente e não desistir “no meio do caminho”.