A importância de manter hobbies e os negócios alinhados

Um estudo mostrou que 57% dos entrevistados preferem ter qualidade de vida

Foto: Ter a mente saudável é essencial para o bem-estar e reflete positivamente em diversos outros aspectos do dia-a-dia / Crédito: Unsplash

Não é de hoje que os temas relacionados a bem estar e questões mentais são abordados dentro das empresas, proporcionando diretrizes que auxiliem os colabores a procurarem sempre cuidar da saúde física e mental para usufruir com qualidade o tempo pessoal e com a família.

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Randstad, 81% dos brasileiros querem que a vida dentro e fora do trabalho tenha mais equilíbrio. Esse resultado é bastante acima da média global, de 67%. O que mostra que saber administrar o tempo é necessário. Os descansos feitos através de viagens e realizações de atividades físicas e hobbies possibilitam que a criatividade seja aflorada.

“Gosto sempre de estar rodeado com a minha família e permitir que os meus filhos tenham lembranças comigo, me desligar um pouco do mundo dos negócios proporciona que eu consiga aproveitar novos lugares e cuide da minha saúde mental. Ter tempo de qualidade permite que estejamos com a nossa energia concentrada para provar novas comidas e visitar novos países ao invés de pensar em várias tarefas. Todo mundo deveria tentar achar algum hobbie que proporcione descanso para a mente, afinal, um cérebro que não descansa não produz e nem atinge os melhores resultados”, afirma o CEO da Aliança, Helaman Fernandes.

Uma pesquisa da TIM Ads mostrou que cantar, ouvir música e tocar instrumentos constituem o hobby de 17% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a leitura (15%), a prática de exercícios em academias (13%) e a gastronomia (12%) como atividades de lazer preferidas. Já na internet, a predileção por hobbies são nas redes sociais (24%), assistir a filmes e séries (17%), ver vídeos (13%), ouvir música (11%) e ler ou estudar (10%).

Muitos são os benefícios de incluir hobbies na rotina, como: Diminui o estresse; Descoberta e novas habilidades; Estimula a criatividade; Melhora a autoestima; Aumento da confiança; Expande o senso crítico; Possibilidade de conhecer mais pessoas.

A fim de terem uma qualidade de vida melhor, conheça 05 empreendedores que praticam hobbies:

“Amo viajar, para mim e para a minha família é um investimento pessoal. É a possibilidade de se criar memórias e novas experiências”, afirma o CEO da Aliança, Helaman Fernandes.


“Gosto de andar nas estradas de terra para ficar mais próximo da natureza e também de ir sem necessariamente ter um destino claro, para reflexão”, afirma o Co- fundador Rafael Régis Somera da Solutudo.

“Um hobby faz bem à saúde mental, eu tento incluir na minha rotina e enxergar como algo essencial para os negócios. Amo viajar e descobrir novas gastronomias e estudar sobre educação infantil. Atualmente presto voluntariado em projetos sociais ligados à educação”, (voluntária na escola Fernão Dias Paes em Pinheiros São Paulo), Cristina Brand, sócia fundadora da Talk Inc (na imagem à direita).

“Todo mundo precisa descansar a mente por um tempo, há muito tempo adotei hábitos como: ler; estudar idiomas (como o mandarim). Viver no mundo dos negócios é desafiante mas se encontramos um respiro em meio aos afazeres tudo flui melhor”, afirma a sócia fundadora da Talk Inc, Carla Mayumi, (na imagem à esquerda).