Comportamento: Confira 5 perfis de pessoas tóxicas e aprenda como conviver com elas

As pessoas tóxicas são aquelas que conseguem emitir uma radioatividade tão nociva ao ponto de acabar com o seu dia, seja por palavras ou atitudes. Poderíamos então, orientar uma forma de evitá-las. Entretanto, este é apenas um detalhe que muitas vezes se faz essencial. O correto é saber lhe dar com elas.

Em todos os ambientes sempre haverá uma, duas e até três pessoas tóxicas. Portanto, você precisará aprender a conviver. E acredite, elas são uma fonte de aprendizado. Você se tornará uma pessoa mais sábia, vigilante, perceptiva e atenta em relação à maldade alheia.

Confira a seguir alguns perfis de pessoas tóxicas:

1.Invejosa:

Este perfil se manifesta de diversas formas diferentes. Pode ser por comentários maldosos que te diminuem, te imitando ou tentando puxar o seu tapete. Mas seja ela qual for, este tipo de pessoa tóxica sempre vai desejar o que é seu. Pessoas invejosas sentem que o que pertence a você deveria ser delas.

De fato, uma pessoa invejosa tem dificuldades de reconhecer que o mérito do próximo foi conquistado com esforço e dedicação. Antes disto, preferem se queixar, mesmo que internamente.

A melhor forma de se comportar com este tipo de pessoa é ignorar este fato e tratar educadamente. Porém, sem nenhuma intimidade ou intenção de revanche. A inveja é tão tóxica, que se você cair na jogada dela e querer fazer ainda mais inveja, vai acabar passando ainda mais raiva. Como? Simples…

Já observou que quando você comenta sobre algum curso, promoção no trabalho, um relacionamento e até amizades novas, o que ganhou foi um concorrente ou encosto? Então, cuidado. Você não precisa provar para o invejoso que está bem, pois disto ele já sabe.

2. Pidona:

Você pode até confundi-la com a invejosa. Na verdade, elas tem algo em comum: querer algo que é seu, mas, a diferença é que esta segunda talvez não te inveje, mas lhe falta personalidade. Não tem criatividade para traçar suas metas, é totalmente confusa, indecisa e vive procurando inspiração alheia. Não que seja errado ter alguém para se inspirar, mas uma boa dose de escolhas próprias não faz mal a ninguém.

O problema é que este tipo de pessoa não pode ver nada. Você comenta sobre ter comprado um livro, imediatamente ela se coloca na fila de locação gratuita, você inicia um curso, ela também começa a pesquisar sobre o assunto, você aparece com um novo corte, logo surge um sósia. Pode ser por excesso de admiração, mas é chato e incomodo.

A melhor forma de lhe dar com este tipo de pessoa é não mostrar suas novidades e muito menos contar suas metas. Por mais legal e interativa que ela seja, este tipo de pessoa tóxica sempre vai pedir emprestado, algo que você não quer emprestar. Ou então, te imitar de todas as formas possíveis.

Fale com esta pessoa somente o essencial e segure sobre aquela mega compra ou conquista que você tanto quer compartilhar.

3. Narcisista:

Ao contrário do que muitos pensam, excesso de autoestima não significa ter uma boa autoestima. Se o narcisista fosse tão confiante consigo mesmo, não teria a necessidade de ficar se reafirmando, certo? Pessoas seguras, simplesmente são, pois sabe quem são e não se importam com o que os outros irão pensar sobre elas.

Quem não conhece aquela pessoa que se alto elogia com frequência, dizendo: como estou linda(o) hoje não é? E mesmo não achando, você sente-se obrigado a concordar, aumentando ainda mais o ego do narcisista.

Mas não é só isto, uma pessoa narcisista se enxerga como os centro das atenções e sempre haverá duas versões da história: a sua e a do narcisista. Em um evento social, por exemplo, para você, aquela pessoa, ao se apresentar, sorriu por educação. Já para o narcisista, o sorriso foi um começo de paquera, afinal, quem não se apaixona pelo narcisista e não admite sua “beleza superior” tem inveja ou cegueira.

A melhor forma para lhe dar com este tipo de pessoa é ignorar, jamais competir, pois você sairá sempre perdendo. Mesmo que ganhe na vida real, na imaginação do narcisista você sempre estará por baixo. Caso você comece a revidar, vai parecer aquelas brigas de crianças. Você: “olha só, minha pasta de dentes é Colgate Tandy sabor morango”. O narcisista: “que legal, meu avô é o diretor da empresa fabricante desta pasta de dentes”.

4. Falsa:

Há dois tipos de pessoas tóxicas que se adequam neste perfil: a que não tem papas na língua e a linguaruda misteriosa, ambas são traidoras. Enquanto a primeira constrói uma amizade com você e fala de tudo e de todos sem exceção, a segunda só fica te observando em silêncio. Ambas são falsas. A primeira porque depois de tanto falar mal do fulano ou ciclano, é flagrada elogiando e curtindo todas as fotos destas mesmas pessoas nas redes sociais, inclusive, pode até aparecer marcada em muitas fotos, com direito a depoimentos, abraços e afins.

Já a segunda, te julga e sai espalhando boatos sem sentido algum, bem distantes da realidade. De fato, uma pessoa falsa também é fofoqueira. Para identificá-la não é difícil, ou você acha mesmo que esta pessoa que se diz amiga curte as fotos de quem odeia nas redes sociais somente para disfarçar? Alô, Acorda!

Como agir neste caso?

Evitar problemas com pessoas falsas, seja o tipo 1 ou o 2, é bem difícil e exige o máximo de atenção possível no que vai dizer, pois esta pessoa tóxica sempre vai aumentar e espalhar fofocas com uma vírgula que você disser. Neste caso, a dica é: comprimente por educação, mas jamais deixe esta pessoa fazer parte da sua vida pessoal e se possível, nem do seu círculo de amigos. Portanto, nada de apresentações. ok? Você já deve ter ouvido falar e percebido que amigo de verdade, não se deixa levar por fofocas, mas, mesmo assim, não é bom apresentar mais ninguém para esta pessoa tóxica.

Evitar intimidade com pessoas falsas pode não eliminar totalmente o seu nome de todas as fofocas inventadas por elas, mas vai diminuir e muito a credibilidade delas. Pois, você serão apenas conhecidas, então tudo que ela disser, não fará sentido algum.

Quanto aos que acreditarem nas mentiras inventadas por pessoas falsas, não se preocupe. Se acreditam, é porque não te conhecem e nem merecem conhecer. Melhor assim, o ar já anda muito poluído para fazer uma coleção de pessoas tóxicas!

5. Sem saída

A pessoa sem saída é uma dramática-nata, é claro que drama, todos nós fazemos um pouco. O problema, é que a pessoa “sem saída” continua reclamando, mesmo após você apresentar diversas soluções. Algumas, inclusive, fáceis de resolver. Mas não adianta, tudo dela é pior, mais feio, mais difícil, sem solução e o choro continua. É algo sem fim.

Você já levou esta pessoa para viajar, ofereceu sem ombro amigo, seus ouvidos por horas, emprestou dinheiro, deu um empurrãozinho naquele concurso e nada. Ela não quer sair da eterna fossa em que se afundou. A mente dela insiste em dizer que não tem jeito. Mas quando vai verificar, ela nem ao menos tentou uma das alternativas apontadas, e se tentou, foi no máximo duas vezes e logo desistiu.

Olha! Sinto dizer… mas neste caso a pessoa precisa ter força de vontade, pois nem um guindaste irá levantá-la se ela não colaborar. A melhor maneira de lhe dar com este tipo de pessoa é: além de ter paciência, claro, oferecer ajuda. Depois disto, se mesmo após diversas formas de colaboração sem sucesso para tentar tirá-la da fossa sem fim,  não se sinta na obrigação de carregar este fardo. Geralmente, este tipo de pessoa não faz mal somente para ela, mas também para você. É pior que vírus da gripe, passa e rápido. Cuidado!

Na próxima semana estaremos publicando sobre mais cinco tipos de pessoas tóxicas. Fique ligado!