Em São Paulo, nos dias 18, 19, 20 e 21 acontecem os principais eventos de carnaval. Especialista dá dicas de como aproveitar a folia sem sentir dores nos pés e pernas durante os quatro dias
Fevereiro é um dos meses mais aguardados pelos brasileiros. Carnaval, verão e muita folia. É comum que nessas situações, as pessoas passem grande parte do seu dia em pé, aproveitando os blocos e os shows pela cidade, sem descansar e exigindo muito de seus pés e pernas.
O especialista em pés, tornozelos e joelhos, Mateus Martinez, explica que passar muitas horas em pé pode dificultar circulação sanguínea e causar inchaço nos pés e pernas, além de gerar desconfortos e até mesmo causar algum tipo de lesão nos membros inferiores. O tipo de calçado utilizado pode agravar a situação, como os salto altos e calçados de bico fino.
“Existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar dores, desconfortos e cuidar da saúde dos pés, como: ter uma boa noite de sono antes de ir para os blocos, descansar os pés e pernas a cada hora, usar roupas folgadas e calçados confortáveis e sem salto, fazer o uso de meias compressivas e palmilhas sob medida para ter mais conforto e proteção dos pés e pernas”, alerta Martinez.
As palmilhas sob medida são uma ótima opção para essa situação porque ela impede que os foliões sintam dores nos pés, tornozelos e joelhos, segundo Martinez. Elas possuem mecanismos que ajudam os membros inferiores e evitam dores e desconfortos.
Massagear os pés e pernas ao fim de cada dia também é recomendado. E mais, é indispensável alimentar-se bem e manter-se hidratado para garantir a energia necessária para curtir os bloquinhos.