Você sabia que a pele muda de acordo com cada estação? No inverno, por exemplo, a pele tende a ficar mais ressecada devido às temperaturas muito frias e aos banhos com água muito quente. Já no verão, ela também pode apresentar um aspecto mais áspero e o fato de ser muito quente facilita o ressecamento e a oleosidade ao mesmo tempo, queimaduras, o envelhecimento precoce e doenças relacionadas a exposição ao sol, como o câncer de pele.
No verão, a incidência de raios ultravioleta é muito maior, o que pode causar danos à pele se ela não for tratada e protegida adequadamente.
A médica e especialista em dermatologia estética Dra. Kelly Pico cita dicas valiosas para cuidar da sua pele no verão para mantê-la sempre linda e viçosa, confira:
Limpeza de pele e sua importância
A limpeza de pele é um dos procedimentos mais procurados no mundo da estética. Especialmente por quem tem a pele oleosa e com tendência a acne. “Porém, realizar uma limpeza de pele é um procedimento recomendado para todos os tipos de pele, seja oleosa, normal, seca ou madura. O importante é buscar por bons profissionais para avaliar o seu tipo de pele e aplicar o procedimento corretamente, para que dessa forma, sua pele fique realmente livre das impurezas e radicais livres acumulados e recupere o viço e brilho natural.” esclarece Kelly Pico.
Alguns dos grandes benefícios da limpeza de pele:
– Regula o ph;
– Diminui o excesso da oleosidade;
– Remove células mortas;
– Hidrata e tonifica;
– Limpa os poros de forma muito mais profunda;
– Remove cravos e espinhas em todos os tipos de pele;
– Melhora a inflamação em peles acneicas;
– Deixa a pele com um aspecto mais saudável e com vida;
– Melhora muito a autoestima.
Nunca deixe de manter sua pele hidratada
De modo geral, o ar pode ser tão seco no verão quanto no inverno. A hidratação é um dos cuidados mais necessários. Uma pele hidratada é uma pele saudável, macia e iluminada.
A hidratação combate tanto o ressecamento quanto a oleosidade, além de ter uma super eficiência contra o envelhecimento precoce.
Mas o que o ressecamento e a oleosidade possuem em comum?
A pele seca é caracterizada por ter glândulas produtoras de óleo em menor número e tamanho, que liberam menos sebo que as das pessoas de tipo de pele oleosa ou mista. Já a pele ressecada apresenta a falta de água, e não de óleo. É por isso que você pode ter uma pele oleosa e, ainda assim, ter a pele desidratada.
A oleosidade pode aparecer por conta da falta de hidratação e ressecamento da pele, como uma parte de uma reação para proteger a pele. É um mecanismo natural de compensação que estimula a produção de sebo para balancear o filme hidrolipidico (composto de suor e sebo que contribui para a conservação da água na pele) e auxiliar na formação da barreira de proteção.
A exposição ao sol merece muito cuidado!
Jamais esqueça que você precisa manter sua pele protegida do sol. Se não proteger, sua pele envelhecerá muito mais rápido, aumentará os riscos de câncer de pele e estará muito mais vulnerável a adquirir manchas indesejadas e melasmas.
“Inverno ou verão, o protetor solar é seu maior aliado. O uso diário pode reduzir os riscos de uma pessoa desenvolver melanoma (um dos tipos de câncer de pele mais perigosos) em mais de 50% e carcinoma em mais de 40%. Além de também proteger a pele contra o envelhecimento precoce.” comenta a Dra. Kelly Pico. “No inverno você pode usar um protetor com FPS 15 ou maior, mas já no verão é importante que use com FPS mais alto que 30.” completa.
E não esqueça dos seus lábios, pois eles também estão propensos a adquirir câncer de pele. Existem diversos tipos de protetores labiais com FPS variados.
Use antioxidantes
Os antioxidantes são essenciais no combate ao envelhecimento da pele, pois são capazes de neutralizar os radicais livres, moléculas que oxidam e danificam as células, além de ocasionar rugas e linhas de expressão.
Quais são os principais ativos antioxidantes? Atualmente, existem muitas substâncias que possuem ação antioxidante para a pele. Entre tantas, é possível destacar: vitamina C, vitamina E, vitamina A, resveratrol, ácido ferúlico, extrato de arroz roxo, extrato de blueberry, phloretin, entre outros.
Com a Microinfusão Medicamentosa na pele (MMP) é possível ter uma absorção ainda mais potente dessas substâncias, trazendo resultados muito satisfatórios.
“É um tratamento rápido e eficaz, podendo ser realizado no próprio consultório, não prejudicando as atividades rotineiras do paciente.” finaliza a Dra. Kelly Pico.