A atividade acontecerá no dia 30 de julho, das 10H às12H, e a participação é gratuita
O Museu da Casa Brasileira, instituição gerida pela Fundação Padre Anchieta, abre inscrições para a oficina de desenho “Cartografias que transbordam: abrir o tempo para desenhar”. O tema do encontro que acontecerá no sábado, 30 de julho, das 10h às 12h, será Raízes e Rachaduras. A atividade é gratuita.
Neste encontro, as educadoras Marla Rodrigues e Sabrina Dias convidarão os participantes para um passeio pelas ruas que circundam o museu, a fim de observar, por meio do desenho e da fotografia, as raízes das árvores que abrem rachaduras sob o solo das calçadas. A partir do movimento sutil das raízes ao perfurar algo tão resistente quanto o concreto das calçadas será proposto: abrir fissuras, cavar espaços, buscar caminhos.
“Este ciclo de oficinas direcionado a prática do desenho tem como objetivo mapear conexões focadas em temáticas como: moradia, vizinhança e ocupação do território, por meio da pluralidade de olhares, saberes e criações do público participante. Em cada oficina, que acontece uma vez por mês, é sugerido um novo tema por onde o grupo é convidado a iniciar a investigação. Assim, os temas tornam-se guias para uma observação individual e coletiva. A busca pelas rachaduras do solo da cidade é um convite para reflexões em torno da arquitetura e urbanização do meio urbano, assim como a percepção da força e vida que resiste e corre nas camadas subterrâneas de um território”, comenta Flávia Mielnik, coordenadora do Educativo do MCB.
O Educativo MCB acredita que todas as pessoas desenham. Ao longo do tempo foram desenvolvidas diversas ações que seguem essa premissa, abrindo campo para experimentação e acolhimento de todas as formas de expressão. Cartografias que transbordam: abrir o tempo para desenhar é uma continuidade deste projeto e convida a todas as pessoas de todas as idades a se descobrirem em seu próprio desenho.
Mais informações:
Oficina de desenho
Cartografias que transbordam: abrir o tempo para desenhar | Raízes e Rachaduras
30 de julho, sábado, às 10h
Inscrições pelo site do MCB: Link
Vagas limitadas
Gratuito
Museu da Casa Brasileira
Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
Entrada gratuita: às sextas-feiras
Av. Brig. Faria Lima, 2705 — Jardim Paulistano, SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô
Tel.: (11) 3026-3900
Sobre Marla Rodrigues
Formada em arquitetura e urbanismo pela FAU USP, pós-graduada na Casa Tombada sobre o tema “A caminhada como método para arte e educação” e atualmente integra a equipe de educadores do Museu da Casa Brasileira.
Sobre Sabrina Dias
Arquiteta formada pela Escola da Cidade, pesquisadora-ativista desde 2019 na plataforma Arquitetura e Biosfera, e atualmente integra a equipe de educadores do Museu da Casa Brasileira.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.