Imagens criadas ao longo de dez anos são transformadas em blocos que ocupam todo o espaço da galeria
A OMA Galeria apresenta a partir de 7 de agosto (sábado) “Todo/Fração”, a primeira exposição da artista Isis Gasparini no espaço. A mostra tem curadoria de Pollyana Quintella e exibe uma seleção de mais de 21.000 fotografias tiradas pela artista, que investiga a relação entre o público e os espaços expositivos, como museus e galerias de arte.
A forma de apresentação das obras foge do esperado para uma exposição de fotografias, já que a artista transformou seu acervo em grandes volumes encadernados em todos os lados, o que impede que as imagens sejam visualizadas individualmente. Logo na entrada, há um bloco aparentemente sólido. Porém, o corte longitudinal que o divide em dois mostra pistas de seu conteúdo, formado por mais de 500 fotografias sobrepostas.
Só resta imaginar o conteúdo das fotografias, que foram captadas ao longo de dez anos e incluem registros, estudos e obras finalizadas. Nesta mostra, o importante não é o valor de cada uma das imagens, mas sim seu volume acumulado, que se consolida em blocos de diferentes espessuras que formam imagens e relevos no espaço da galeria. Seu empilhamento materializa o ato de fotografar, repetido incessantemente pela artista ao longo do tempo.
Isis Gasparini vive em São Paulo e desenvolve projetos que têm como matérias centrais corpo, imagem e luz. A artista pensa esses elementos como presenças que habitam exposições e causam diferentes respostas no corpo do público, investigando o espaço expositivo como um elemento determinante que interfere politicamente nas relações entre espectadores e obras de arte. Recentemente, participou de exposições coletivas na Inselgalerie em Berlim e na Fototeca Siracusana.
A exposição tem entrada gratuita e acontece até 8 de outubro. O uso de máscara é obrigatório e para evitar aglomerações, não haverá evento de abertura.
Sobre a OMA Galeria:
A OMA Galeria é o primeiro e único espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Em pouco tempo, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais promovidos pelo OMA Educação e OMA Cultural, e por seu quadro de artistas representados: Andrey Rossi, Bruno Novaes, Daniel Melim, Giovani Caramello, Isis Gasparini, Laerte Ramos, Nario Barbosa, Paulo Nenflidio, Renan Marcondes e Thiago Toes.