SBT estreia “Mestre da Sabotagem” com a apresentação de Sergio Marone

O programa vai ao ar neste sábado, 24 de abril, às 22h30. Os participantes terão que enfrentar a disputa com desafios inusitados

Foto: Lucas Gentil, Sergio Marone e Fernando Pelegio / Crédito: Beatriz Nadler – SBT

*Com informações do SBT

“Mestre da Sabotagem” é o novo reality show gastronômico que estreia dia 24 de abril, às 22h30, no SBT e promete trazer muita diversão e diversidade da cultura brasileira.  Com a apresentação de Sergio Marone, o programa é uma versão do “Cutthroat Kitchen” – que já possui 15 temporadas produzidas nos Estados Unidos – no formato da Discovery Networks. “Mais uma coprodução SBT – Discovery Home & Health que visa atender o maior número de pessoas, na plataforma de escolha e que mais convier ao nosso público“, comemora o diretor de planejamento artístico e criação do SBT, Fernando Pelegio. No Discovery Home & Health a estreia acontece dia 30 de abril, às 19h40. 

A coletiva de imprensa para lançamento foi realizada nesta quarta-feira (21), de forma remota, através do YouTube e contou com a presença de 94 jornalistas. Também estavam presentes o apresentador, Sergio Marone; o jurado e chef, Giuseppe Gerundino; o diretor geral do programa, Lucas Gentil; o diretor de planejamento artístico, Fernando Pelegio; e a vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks no Brasil, Monica Pimentel.

Novas Contratações

Foto: Sergio Marone e Giuseppe Gerundino / Crédito: Beatriz Nadler -SBT

Além do programa, Sergio Marone e o chef italiano, Giuseppe Gerundino, também são novidades da emissora. Durante a coletiva de imprensa, o ator e apresentador, Sergio, chegou a comentar que no momento pretende manter o foco em sua carreira como comunicador e que por enquanto não irá participar de novas dramaturgias. Marone já atuou em novelas como: “O Clone”, “Cobras & Lagartos”, “Estrela-Guia”, entre outras na emissora Globo e “Os Dez Mandamentos” e “Apocalipse”, na Record TV.

Marone fala sobre a sua chegada no SBT, “a recepção foi incrível, queria agradecer a todos da equipe. Eu cheguei aqui há duas semanas, pude acompanhar a pré-produção do programa e ver toda a dedicação das pessoas. Obrigado mesmo pela confiança, pela oportunidade, por este programa lindo.”

Para Sergio, a satisfação em apresentar a atração é enorme. “Estou muito feliz com o resultado, temos um programa divertido, com cultura, culinária, game, humor. É um formato único e diferente de tudo que tem na TV. E viver esse processo desde o início, acompanhando a pré-produção de um projeto grandioso como esse, é mágico!“, diz. “E ainda podendo levar alegria para as pessoas num momento como este, acho que isto torna tudo muito mais especial”, completa mais adiante.

Já o chef Giuseppe fala sobre os desafios como júri, inclusive por experimentar os pratos sem saber qual sabotagem foi realizada por trás da preparação, “o maior sabotado aqui neste programa sou eu”, brinca.

“Estou felicíssimo. Quão emocionado eu estou por participar de uma produção tão legal, tão séria, tão importante. Ainda bem que o Sergio me ajuda até com meu português”, continua em clima descontraído.

Há mais de 20 anos atuando na área gastronômica, Giuseppe ainda ressalta, “Muito além do que eu imaginava. Para mim é um grande desafio porque tem que ter sempre um equilíbrio. Digamos que a maior dificuldade é justamente de fazer uma média entre a proposta do prato, as apresentações, os sabores e imaginar alguma coisa que possa ter acontecido (a sabotagem). Mas eu estou muito satisfeito com os participantes porque eles realmente conseguem fazer milagres. Cheguei a comer um hambúrguer grelhado em cima de um ferro de passar”, conclui.

O programa: saiba mais sobre as regras da competição

Foto: Parte do cenário do programa / Crédito: Beatriz Nadler -SBT

A cada episódio, 4 chefs buscam um prêmio em dinheiro que pode chegar a até 25 mil reais. Mas o caminho para a vitória exige bons pratos e desenvoltura para contornar as maiores sabotagens dentro da cozinha, como perder ingredientes, ficar sem fogo ou ser obrigado a usar os piores utensílios culinários. São 3 rodadas emocionantes de desafios gastronômicos e os cozinheiros terão pouco tempo para entregar os melhores pratos enquanto sabotam e são sabotados.  

Antes e durante os desafios, são realizados leilões de produtos e ingredientes bem inusitados. O cozinheiro que der o maior lance terá o poder de sabotar um concorrente. A cada rodada, um concorrente é eliminado sem nenhum tostão no bolso pelo chef Giuseppe, que prova os pratos sem fazer ideia do que os cozinheiros enfrentaram. Cada competidor começa a disputa com 25 mil reais, que devem ser gastos com astúcia nos leilões. Na hora das sabotagens, os ‘Sabotinos’ Léo e Renato são os responsáveis por auxiliarem os participantes, deixando tudo ainda mais divertido. 

Saber administrar o dinheiro no momento da compra e identificar qual adversário vai se dar mal com as sabotagens são estratégias indispensáveis nos leilões. Cada lance pode significar centenas de reais perdidos, mas também investidos em sabotagens que podem eliminar os oponentes. O vencedor do episódio recebe o valor que restar em seu bolso após os leilões. O programa é a competição que coloca num só prato disputas emocionantes, receitas saborosas, leilões eletrizantes e muitas sabotagens. 

 “Nós sempre vimos uma grande afinidade deste formato com o brasileiro que é mestre em lhe dar com desafios sempre com muita criatividade e muito bom humor, dois elementos muito presentes neste formato. E além disto, é gratificante poder exportar um pouco da nossa cultura através da culinária, do jeito do brasileiro lhe dar com os desafios, da nossa diversidade através dos participantes, dos nossos talentos. Como o Marone disse: ‘tropicalizar’ este formato. Levar para fora do Brasil aquilo que também é nosso, a nossa interpretação. A Discovery está presente em 220 países e muito do que nós produzimos no Brasil acaba passando em outros países, especialmente na América Latina”, ressalta a vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks no Brasil, Monica Pimentel.

Na coletiva, o diretor de planejamento artístico, Fernando Pelegio, comentou que já vinha discutindo sobre a ideia do programa com Mônica, mas foi em 2021 que os planos se ajustaram. “Precisavam de um formato que fosse seguro como este, que desse para gravar com distanciamento, com poucas pessoas, todo mundo testado, com os protocolos da covid… e a gente conseguiu colocar de pé em um ótimo horário. Acho que tanto a vontade de fazer quanto a necessidade, que tornou possível fazermos o mestre da sabotagem.”

Sobre a escolha dos participantes, o diretor geral do programa, Lucas Gentil, comentou, “é um casting difícil porque que precisa ter experiência na cozinha, são chefs. Tem de tudo, acho que todo mundo mostra seu lado vilão no programa, mas eles se divertem. O Brasil todo representado, tem gente de todo o país.”

Sobre Sergio Marone 

Foto: Sergio Marone / Crédito: Beatriz Nadler – SBT

Ator e apresentador com 18 anos de carreira, 8 filmes no Cinema, mais de 15 novelas e séries na TV e 5 peças de Teatro. Recentemente, Sergio Marone teve passagem pela Record TV, sendo protagonista de novelas. Sua carreira de apresentador inclui a condução de programas como o Miss Brasil, ao vivo, pela TV Bandeirantes, o Red Carpet Review no Canal E!, da Série Florestabilidade, do Canal Futura e, mais recentemente, do matinal Hoje em Dia na TV Record. Recentemente, também apresentou o Programa Dancing Brasil, ao vivo, ao lado de Xuxa Meneghel. Engajado com as questões socioambientais, criou o movimento Gota d’Água em 2012, reunindo mais de 1 milhão de assinaturas contra a instalação da Hidrelétrica Belo Monte no período recorde de uma semana, colocando em pauta a discussão sobre o sistema de produção e distribuição de energia do Brasil. Também visitou a Região do Rio Xingú a convite das lideranças indígenas. Com gosto apurado para as coisas boas da vida, lançou em 2014 o Mr. Jazzy, blog de Lifestyle masculino, abordando moda, estilo de vida consciente, consumo responsável, esporte, gastronomia, arte, entretenimento e viagens. Melhor ator eleito pelo público no Prêmio F5 de Televisão e Internet Brasileira da Folha de S. Paulo, é um dos mais influentes artistas do Brasil, segundo avaliação do Celebrity DBI – IBOPE Repucon – e um dos mais reconhecidos e celebrados na américa latina com mais de 10 milhões de pessoas alcançadas semanalmente com alto poder de engajamento.
 

Sobre Giuseppe Gerundino 

Foto: Giuseppe Gerundino / Crédito: Beatriz Nadler – SBT

Giuseppe é originário de Taranto, sul da Itália. Vem de uma clássica grande família italiana: 12 tios por parte da mãe e 11 por parte do pai, na Puglia e na Calábria. Durante sua infância, muitos encontros eram desfrutados para exibir a enciclopédia enogastronomica familiar, e tantos eram os segredos revelados na cozinha, ambiente da casa destinado às ocasiões mais especiais. Com uma grande paixão pela gastronomia, cultivada com tios e tias de Taranto, Giuseppe transferiu-se para o norte da Itália, e Milão foi a cidade escolhida onde refinar a bagagem de informações adquiridas em tantos anos de cozinha familiar. Na escola da La Cucina Italiana, a mais antiga revista gastronômica da Itália, ele aprimorou seus conhecimentos culinários. Em São Paulo desde 2003, Giuseppe dirige a Accademia Gastronomica desde 2006. Com espírito italiano, mas aberta a todas as tendências gastronômicas da cidade, a escola de Giuseppe promete fazer por a mão na massa a todos os seus alunos amantes da boa mesa.