Firmada há quatro anos, a parceria entre o Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil (WMB) segue promovendo eventos digitais que contribuem para a difusão do acervo e da pesquisa da instituição. Neste ano, o tema Casa Brasileira será explorado em diversas frentes, como o Wikiconcurso e as maratonas de edição de verbetes. As atividades fazem parte de um plano mais amplo do Museu do Ipiranga de aumentar sua presença no meio digital, em que a Wikipédia é tida como um espaço fundamental. Nesse contexto, a instituição está não só aderindo a práticas de disponibilização de conteúdo, mas também de conhecimento aberto e licenças livres.
Entre os dias 15 de março e 15 de maio, os editores que mais contribuírem com a Wikipédia em português na temática da Casa Brasileira concorrerão a prêmios de até R$2.500,00 em vale-compras da Submarino. Haverá uma pontuação especial para os que utilizarem imagens do acervo do museu disponíveis no Wikimedia Commons para ilustrar verbetes na Wikipédia. A proposta é que os editores melhorem a qualidade da informação disponível na internet a partir da Wikipédia sobre os aspectos da cultura material da casa brasileira, além de seus intérpretes. Em 2020, o Wikiconcurso e as maratonas de edição geraram a melhoria de mais de 2500 verbetes, que desde então foram visualizados mais de 2,6 milhões de vezes.
No dia 15/03, às 14h, o Wiki Movimento Brasil fará uma live de abertura do Wikiconcurso via YouTube, Facebook e Twitter, a fim de contextualizar o tema do concurso, explicar suas regras e oferecer um tutorial de edição para novos editores. Para saber mais, clique aqui.
Além do concurso, estão previstas cinco “editatonas” (maratonas de edição temáticas), eventos mensais abertos nos quais os interessados podem conhecer mais sobre o acervo do Museu do Ipiranga disponível sob licenças livres nas plataformas Wikimedia, e aprender a editar a Wikipédia em português em temas vinculados ao museu. Os eventos são constituídos de um webinar seguido de uma atividade prática que dialogam com a temática do Wikiconcurso.
Os webinários acontecem às sextas-feiras, às 14h, via YouTube, Facebook e Twitter, sempre com a presença de um especialista do museu para falar sobre o acervo e a pesquisa da instituição ligada ao tema do evento. As lives oferecem também um tutorial de como editar a Wikipédia, para que novos usuários possam contribuir facilmente com a plataforma. A atividade prática de edição de verbetes na Wikipédia, com acompanhamento da equipe do Wiki Movimento Brasil, acontece via Google Meet, a partir das 15h. Não é necessário conhecimento prévio para participar. Abaixo, a programação dos eventos e links de inscrição:
26/03 – A casa moderna
23/04 – Decoração e identidade feminina e masculina
28/05 – Cozinha e suas coisas
18/06 – Intérpretes da casa brasileira
09/07 – Louça paulista
A parceria oferece também treinamentos técnicos em Wikidata, o banco de dados web semântico das plataformas Wikimedia, no contexto do desenvolvimento de tecnologias livres para o Museu do Ipiranga. Chamados de Wikidata Labs, os eventos ocorrem também via YouTube e redes sociais, sempre a partir das 14h, com um webinar com especialistas, seguido de atividade prática. Para se inscrever, confira os links abaixo:
29/04 – Wikidata Lab: processo de construção de aplicativos de metadados
27/05 – Wikidata Lab: data roundtripping, com Susanna Ånäs (Wikimedia Finland) e Richard Knipel (Metropoliam Museum of Art)
24/06 – Wikidata Labs: data roundtripping, com Tainacan
Haverá também o carregamento de imagens no Wikimedia Commons, a biblioteca multimídia livre, e metadados no Wikidata, a base de dados semântica. Até o momento, a parceria já disponibilizou ao público mais de 26 mil arquivos de imagens do acervo do Museu do Ipiranga sob licenças livres nas plataformas, facilmente acessíveis pelo público. A expectativa é que sejam disponibilizadas mais de 1500 novas imagens e 4 mil metadados nas plataformas, incluindo itens de mobiliário, louça e bibelôs.
Diversas instituições culturais ao redor do globo realizaram projetos similares em parceria com a Wikimedia, em iniciativas conhecidas como GLAM-Wiki – sigla para Galleries Libraries, Archives, and Museums (galerias, bibliotecas, arquivos e museus), acompanhada do sufixo wiki, que identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda da Fundação Wikimedia. Junto ao Museu do Ipiranga, a atuação Wiki virou um caso de sucesso global, tanto em relação aos produtos a serem desenvolvidos quanto às tecnologias implementadas no processo. Com isso, a instituição brasileira é líder num movimento internacional ao qual se unem museus, bibliotecas e arquivos de vários países, especialmente na Europa e na América do Norte. Conheça o GLAM do Museu do Ipiranga na Wikipédia aqui .
A iniciativa é uma atividade do Wiki Movimento Brasil e da equipe do Museu do Ipiranga, com parceria da Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). O Wiki Movimento Brasil é uma organização que reúne editores da Wikipédia no Brasil, afiliada da Fundação Wikimedia. A Iniciativa Wikipédia do Novo Museu do Ipiranga integra o conjunto de programas e atividades em vista à reabertura do edifício-monumento do Museu, em 2022.