Como proteger um telefone perdido ou roubado

A Avast compartilha dicas de como as pessoas podem proteger e localizar seu telefone perdido ou roubado, especialmente durante o Carnaval 2020

A Avast (LSE: AVST), líder global em produtos de segurança digital, compartilha dicas sobre como proteger e encontrar telefones celulares que podem ser perdidos ou roubados, especialmente durante o Carnaval, que acontece entre os dias 21 a 26 de fevereiro.

De acordo com a Statista, Salvador (BH) já registrou ocupação hoteleira de cerca de 95% antes do Carnaval 2020, enquanto o Rio de Janeiro atingiu 79%. Estima-se que aproximadamente 7 milhões de pessoas compareceram às ruas do Rio de Janeiro no Carnaval 2019, comparado com quase 6 milhões de participantes registrados em 2017. 

A tendência é que muitas pessoas deverão ir às ruas para festejar e algumas possivelmente perderão o seu telefone. “O Carnaval é uma grande festa, com duração de muitos dias. Com tantas pessoas festejando e dançando, um ou outro smartphone será perdido ou roubado”, diz André Munhoz, Country Manager da Avast no Brasil. “Os smartphones contêm dados valiosos, como fotos e vídeos, contatos, aplicativos de bancos, opções de pagamentos e outros documentos importantes. Portanto, independentemente de comparecer ao Carnaval ou não, as pessoas devem preparar os seus telefones e estarem cientes das opções que eles têm, pois nunca se sabe quando um telefone poderá ser roubado ou perdido”.

Android perdido ou roubado

Os usuários do Android que perdem o telefone ou cujo telefone tenha sido roubado, podem usar os recursos anti-roubo do Avast Mobile Security, por exemplo, para executar vários comandos online através da sua conta Avast. 

Os usuários da Avast que procuram por seu telefone podem:

  • Visualizar o local atual do dispositivo móvel ou acompanhá-lo para monitorar as mudanças da sua localização;
  • Marcar o dispositivo como “Perdido” e, com isso, o usuário pode bloquear o telefone celular, tocar uma sirene, gravar um áudio e tirar uma foto para ajudar a encontrá-lo ou identificar o ladrão, além de poder recuperar informações sobre o último local conhecido do dispositivo ou exportar a lista de contatos do telefone para a sua conta Avast;
  • Automaticamente bloquear o dispositivo ao detectar mudanças no cartão SIM e bloqueá-lo após oito tentativas falhadas do PIN, seguidas.
  • Limpar o dispositivo remotamente, removendo todos os seus dados e iniciando uma redefinição de fábrica.

Os usuários do Android também podem usar a tecnologia anti-roubo nativa do Google, caso estejam conectados à conta Google no telefone celular. Os usuários podem fazer o login na sua conta Google e visitar: https://android.com/find para localizar, acionar um alarme, bloquear ou limpar o seu dispositivo. Para usar essas funções, o dispositivo ausente deve estar ligado, conectado à internet, estar visível na Google Play, ter o localização ativada, bem como o Find My Device. 

iPhone perdido ou roubado

Os usuários do iPhone devem ter certeza que o Find My da Apple esteja ativado no seu dispositivo, para que possam acessar https://icloud.com/find ou usar o aplicativo Find My em um outro dispositivo da Apple para executar as funções anti-roubo. Os usuários do iPhone podem localizar o seu dispositivo, emitir um som, limpar o dispositivo remotamente e marcá-lo como perdido (o que trava o dispositivo), suspender os pagamentos usando o Apple Pay e exibir uma mensagem personalizada no dispositivo.