Ah, o casamento! Passamos anos idealizando, mas quando chega a hora tão esperada é comum se deparar com preços elevados e até fora da realidade financeira do casal. Mas, isto não é motivos para desanimar, certo? Veja a seguir as dicas que preparamos para te dar uma força no dia especial.
A decoração do casamento
Primeiro de tudo, use a criatividade. Você já parou para pensar que há uma mão talentosa por trás daqueles arranjos tão lindos e que esta poderia ser a sua, senão, de uma amiga, de um parente mais próximo ou até do seu noivo? Afinal, quem não já ouviu falar que na época de crise é que surgem as melhores ideias. Então, que tal criar seus próprios arranjos? Pode até ser aos poucos, você só irá precisar de um local para guardá-los.
Para montar os arranjos, será necessário comprar papéis, isopor, tinta, EVA, enfim… uma dica, é procurar por locais em que os preços são mais acessíveis, em São Paulo, por exemplo, uma ótima opção é a rua 25 de março. Lá você encontra fitilhos, flores artificiais, vasos de acrílico e muito mais, tudo na faixa.
Outra sugestão é comprar os itens e depois orçar somente a montagem com algum decorador. Mas precisa pesquisar bem e fazer cálculos e mais cálculos para não cair em uma cilada e ficar ainda mais caro.
Há também casas que alugam itens para festas por um preço bem camarada, o que seria mais econômico do que contratar um decorador, mas geralmente é necessário locar antecipadamente devido à demanda. À propósito, aqui vai uma alerta: fique atento aos decoradores, assessores e etc, que sugerem encomendar itens de decoração com fornecedores parceiros, nem todos agem de boa fé e optam pelo mais caro. Infelizmente há muitos vendedores que exploram o sonho dos casais apaixonados para vender mais. Nem sempre preço alto é sinal de qualidade. Se pesquisar bem, você descobre “achados” maravilhosos para o seu casamento.
O convite dos padrinhos
Este é outro item adepto ao “faça você mesmo”, basta usar a imaginação. Você pode comprar frascos de plástico e enchê-los com um creme de sua preferência, decorar caixinhas de MDF ou comprar algumas barras de chocolate para fazer suas próprias trufas. São diversas ideias que podem ser exploradas.
Já parou para pensar que este ato pode até tornar o seu convite ainda mais especial? Pois você gastará um tempo para prepará-lo com todo carinho.
O buquê
E quem não levou aquele susto ao consultar o preço de um buquê, seja de flores naturais ou artificiais? Pois é… mas nada de ficar chorando pitangas e dizendo: “até o buquê é caro, desisto de fazer a cerimônia”. Nananinanão! Faça o seu próprio buquê.
Você tem duas opções: montar um buquê com flores artificiais, que não é difícil de encontrar e deixar guardado para o grande dia, ou então, ir até um local que venda flores direto do fornecedor, como por exemplo, uma feira de flores.
Geralmente, nestas feiras, você encontra maços de flores com preços bem acessíveis. Um maço com dez rosas por exemplo, pode custar entre R$10,00 e R$15,00. Mas é necessário ir semanas ou meses antes, verificar se a flor desejada estará disponível na época do seu casamento e quando chegar perto, fazer a encomenda.
Depois é só comprar a fita e demais itens que deseja incluir, montar o buquê um dia antes do casamento e deixá-lo na água para não murchar. Você também pode solicitar que alguém faça isto para você até algumas horas antes do casamento.
A festa
Muito bem, falamos da decoração. Agora vamos para a comida. Hum… Delícia! Mas espera aí, você não é obrigado a dar festa se não quiser. Então, neste caso, basta inserir no convite, que também pode ser feito por você, a seguinte frase: “os noivos se despedirão no local”. Entretanto, caso queira fazer a festa ou pelo menos uma comemoração para tirar foto na mesa do bolo, pode procurar por locais que alugam somente o espaço e depois pedir aquela força para os amigos na montagem da decoração, mas ressaltando, é necessário pesquisar bem para não acabar gastando mais.
E por falar em forcinha, toda família tem um churrasqueiro. Está aí uma dica bem econômica. Você pode até escolher dar um almoço ou jantar na festa do seu casamento e de entrada alguns aperitivos, que podem ser torradas com patês diversos ou antepasto. Se quiser música, chama aquele seu “primo DJ”, entrega o mp3 com suas músicas preferidas e tudo certo. E enfim, chegou a hora do bolo. Os noivos se despedem e vão aproveitar a Lua-de-Mel!
Lembrando que estas são somente sugestões para que você realize o sonho de se casar de uma forma mais econômica, não são padrões que precisam ser seguidos. Você também pode pensar em opções para ganhar rendas extras e casar naquele buffet chiquérrimo tão desejado. Basta ter força de vontade e colocar a mão na massa, afinal, o dia será todo seu.