Chef Melchior Neto ensina receita portuguesa tradicional dos patrícios e dá dicas para que o polvo não fique borrachudo
O polvo à lagareiro é uma tradicional receita portuguesa e uma das mais apreciadas pelos patrícios. O segredo está no polvo cozido, depois grelhado, regado com azeite e temperado com muito alho. O prato fica ainda mais incrementado se acompanhado de batatas aos murros, brócolis e azeitonas pretas.
O Chef Melchior Neto dá dicas para conquistar o ponto perfeito do polvo:
Passo 1: Mergulhe o polvo na água fervendo três vezes e em seguida coloque numa bacia com gelo, isso vai garantir que a pele do polvo não saia.
Passo 2: Leve o polvo para a panela de pressão com apenas um copo de água. Como solta bastante água no cozimento, não é necessário cobrir.
Passo 3: Coloque uma folha de louro, uma cebola cortada ao meio, quatro batatas lavadas com casca, dois cravos e uma pitada de sal.
DICA: reserve a água para preparar um arroz em outra oportunidade.
Passo 4: Quando a panela de pressão começar a apitar conte 7 minutos, retire a panela do fogo, deixe sair a pressão colocando a panela na pia com água corrente.
Passo 5: Abra a panela com cuidado, retire o polvo e dê outro choque térmico na água com gelo para parar o cozimento.
Passo 6: Seque o polvo no papel toalha e frite no azeite com bastante alho cortado em lâminas e reserve.
Passo 7: Na mesma frigideira, coloque mais azeite, as batatas e aperte com as mãos (batatas aos murros) acerte o sal.
Passo 8: Grelhe os dois lados da batata, coloque por cima brócolis a gosto, os tentáculos e regue com o azeite que você fritou o polvo. Importante usar bastante azeite.
serve 2 pessoas.