Especialista de Recursos Humanos do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), aponta quais os principais erros e acertos de quem utiliza as redes sociais
Desde que chegou ao Brasil, o Facebook é um imenso sucesso e soma aproximadamente 127 milhões de usuários ativos mensais no País. O interesse do brasileiro pelas redes sociais se estende também para o Instagram, Linkedin, Twitter e Snapchat, redes que estimulam ativamente a interação e a criação de conteúdo. Apesar da falsa sensação de alcance e exposição limitada dos conteúdos a quantidade de amigos e seguidores, essas redes possuem um alcance muito maior, chegando até mesmo nas empresas recrutadoras que avaliam a postura e o teor das publicações e levam isso em consideração na decisão de contratar ou não tal candidato.
Por isto, a professora Kettyplyn Kamila Sanches Franco, docente do curso de Administração e Recursos Humanos do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – Instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional – selecionou quatro dicas de comportamento para auxiliar profissionais que desejam construir uma boa reputação na internet ou para aqueles que almejam uma colocação no mercado de trabalho e contam com a ajuda da internet.
1) Curadoria: Tenha cuidado com suas postagens.
Ainda que suas publicações sejam em defesa ou contra causas que você considere justas, seja ponderado. Utilize argumentos, ortografia correta, tenha cuidado com gírias e não dissemine fake news. Faça com que as pessoas tenham vontade de ler o seu conteúdo e torne as suas redes sociais um local para um diálogo inteligente.
2) Referência:
Não é necessário ter todo o conhecimento de um assunto para se tornar referência sobre ele. Se uma pessoa gosta de esportes, ela pode falar e destacar o tema em suas redes sociais. Por exemplo: compartilhe bons conteúdos, pesquise e tente expor o melhor da área que mais se identifica, tem habilidade e conhecimento.
3) Ampliação da rede: Faça networking.
Para quem deseja utilizar a internet como ferramenta profissional é importante estar de olho nas conexões e ampliação da sua rede. Fazer networking por meio das redes é uma ótima forma de ser notado pelo mercado, além de atrair parceiros e pessoas que pensam semelhante.
4) Perfil profissional: Explore o Linkedin e potencialize seus objetivos.
Recrutadores usam as redes sociais ativamente e buscam pelos perfis dos candidatos. Se deseja ter um perfil mais restrito e somente pessoal para ter mais liberdade com as publicações, crie também um perfil público e aberto, assim você pode utilizá-lo como plataforma de potencialização dos seus objetivos profissionais. O Linkedin é considerado uma das ferramentas mais importantes de currículo online e conexões profissionais. Cerca de 80% das empresas no Brasil buscam nesta rede profissionais para cargos de estagiário, trainee e gerentes de primeira gestão, além de verificas as recomendações e também as publicações. Explore ao máximo essas ferramentas.